Em
O Primeiro de Janeiro

13 Jun 2022, 0:00

207

Professor da Universidade do Porto associa transexualidade a “doença mental”

O professor Manuel Eduardo Correia, da Universidade do Porto, está a ser acusado de discriminação contra a comunidade transexual na sequência de comentários proferidos nas redes sociais. Em causa está uma polémica que surgiu na conta de twitter de Catarina Maia, professora convidada da Faculdade de Ciências e dirigente da Iniciativa Liberal.

Inicialmente, a docente convidada referiu que o Plano de Igualdade de Género recentemente adoptado pela Universidade do Porto é baseado em "pseudociência" e que nem sequer respeita "as regras gramaticais do português em que o género masculino é o inclusivo". Mais tarde, no contexto de uma discussão sobre o recuo no processo da mudança de género, também conhecido por “detransitioning”, Eduardo Correia referiu-se a este grupo como "doentes mentais com prognóstico muito reservado".
Perante estas acusações, o Porto Canal contactou o Professor Associado do Departamento de Ciências de Computadores que até há menos de um ano era também membro da equipa reitoral da Universidade do Porto. Em resposta, Eduardo Correia falou em “histerismo” e “políticas de cancelamento promovidas pelo twitter.”
Posteriormente, a Faculdade de Ciências referiu em comunicado que se afasta de “qualquer posição transfóbica,” seguindo o plano de igualdade de género da Universidade do Porto. Questionada a respeito dos comentários do professor Manuel Eduardo Correia, a instituição salienta que “na academia não há espaço para atos de discriminação, principalmente os que têm por base o estatuto social, sexo, origem étnica ou orientação sexual.”
A reitoria da Universidade do Porto garantiu que o caso vai ser analisado para apurar se há motivo para a abertura de um inquérito.
Perante a polémica, Diogo Vieira da Silva, representante da comunidade LGBTI, exige consequências e afirma que as universidades devem fazer mais para travar todo o tipo de discriminação.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Elétrico de Natal regressa à cidade esta quarta-feira
2/12/2025
André Villas-Boas: “É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta gente”
2/12/2025
O sentido perdido do Natal
28/11/2025
Concluída requalificação da Travessa de São Dinis
28/11/2025
Intervencionadas 157 caldeiras de árvores em oito ruas da zona oriental da cidade
27/11/2025
PJ detém quatros suspeitos ligados a rede internacional de droga através do aeroporto do Porto
27/11/2025
A magia das luzes de Natal chegam este sábado à Avenida dos Aliados
26/11/2025
Arrancou a obra do elevador que ligará a Rua da Restauração aos Jardins do Palácio de Cristal
26/11/2025
Elétrico de Natal regressa à cidade esta quarta-feira
2/12/2025
André Villas-Boas: “É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta gente”
2/12/2025