Em
O Primeiro de Janeiro

13 Jun 2022, 0:00

136

Professor da Universidade do Porto associa transexualidade a “doença mental”

O professor Manuel Eduardo Correia, da Universidade do Porto, está a ser acusado de discriminação contra a comunidade transexual na sequência de comentários proferidos nas redes sociais. Em causa está uma polémica que surgiu na conta de twitter de Catarina Maia, professora convidada da Faculdade de Ciências e dirigente da Iniciativa Liberal.

Inicialmente, a docente convidada referiu que o Plano de Igualdade de Género recentemente adoptado pela Universidade do Porto é baseado em "pseudociência" e que nem sequer respeita "as regras gramaticais do português em que o género masculino é o inclusivo". Mais tarde, no contexto de uma discussão sobre o recuo no processo da mudança de género, também conhecido por “detransitioning”, Eduardo Correia referiu-se a este grupo como "doentes mentais com prognóstico muito reservado".
Perante estas acusações, o Porto Canal contactou o Professor Associado do Departamento de Ciências de Computadores que até há menos de um ano era também membro da equipa reitoral da Universidade do Porto. Em resposta, Eduardo Correia falou em “histerismo” e “políticas de cancelamento promovidas pelo twitter.”
Posteriormente, a Faculdade de Ciências referiu em comunicado que se afasta de “qualquer posição transfóbica,” seguindo o plano de igualdade de género da Universidade do Porto. Questionada a respeito dos comentários do professor Manuel Eduardo Correia, a instituição salienta que “na academia não há espaço para atos de discriminação, principalmente os que têm por base o estatuto social, sexo, origem étnica ou orientação sexual.”
A reitoria da Universidade do Porto garantiu que o caso vai ser analisado para apurar se há motivo para a abertura de um inquérito.
Perante a polémica, Diogo Vieira da Silva, representante da comunidade LGBTI, exige consequências e afirma que as universidades devem fazer mais para travar todo o tipo de discriminação.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024