3 Mar 2022, 0:00
143
A Metro do Porto anunciou hoje que o projeto de conceção da nova ponte sobre o rio Douro foi adjudicado ao consórcio liderado por Edgar Cardoso e que a obra deve arrancar “na primeira metade do próximo ano”.
De acordo com a nota enviada hoje pela empresa, o relatório final do júri do concurso público para esta infraestrutura deliberou que o projeto vencedor é o do consórcio formado Prof. Edgar Cardoso - Engenharia e Laboratório de Estruturas, Lda, pela Arenas & Asociados, Ingenería De Diseño SLP e pela No Arquitectos, Lda.
“O contrato para o desenvolvimento do projeto será assinado nos próximos dias, representando um investimento de 1,12 milhões de euros”, adianta a Metro do Porto.
Em causa está a ponte que permitirá a travessia do metro entre o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Vila Nova de Gaia, “parte obrigatória de uma nova linha – a Linha Rubi -, que ligará as estações de Casa da Música e de Santo Ovídio”.
O arranque da obra, que será “exclusivamente reservada ao Metro, aos peões e bicicletas”, está previsto para a “primeira metade do próximo ano”.
Venceu o conceito de “uma ponte com um pórtico com escoras inclinadas, suportada integralmente em betão e com um perfil longitudinal a uma altura ligeiramente superior à da Ponte da Arrábida, de modo a não constituir um obstáculo visual”.