Projeto de reabilitação das Ilhas da Lomba nomeado para Prémios Mais a Norte

O projeto de reabilitação de seis ilhas na Lomba é finalista dos Prémios Mais a Norte, na categoria Civitas. Promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, a iniciativa pretende reconhecer "publicamente boas práticas institucionais, empresariais e científicas no Norte, dando visibilidade a investimentos e projetos que têm marcado positivamente a região".
Fruto de um investimento de cerca de oito milhões de euros, integralmente financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a intervenção vai criar 47 novas habitações com melhores condições para a população da Lomba, além de uma nova praça em ligação direta com a sala de condomínio e uma lavandaria comum. "O projeto considera as idiossincrasias da vida comunitária e as harmoniza com a necessária qualificação habitacional", sublinha a Porto Vivo, SRU.
O mérito da iniciativa que vai (re)qualificar a vida destas famílias será avaliado por um júri composto por personalidades reconhecidas da região Norte. A empresa municipal de reabilitação urbana lembra que a "complexa operação" envolveu, desde o início, "o acompanhamento permanente dos moradores que regressarão à Lomba após a conclusão da obra", garantindo o seu "realojamento temporário de acordo com as especificidades de cada agregado".
"Mais do que o reconhecimento das boas práticas, a concretização deste desígnio visa impactar positivamente a vida dos 47 agregados que, no início de 2026, residirão em habitações completamente novas e, simultaneamente, induzir a réplica deste modelo por parte de intervenientes privados", conclui a Porto Vivo, SRU.

Fonte: CM Porto
Foto: CMP | Miguel Nogueira


 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Município mobiliza portuenses na ajuda às vítimas afetadas pelo mau tempo na Região Centro
2/02/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Município mobiliza portuenses na ajuda às vítimas afetadas pelo mau tempo na Região Centro
2/02/2026