13 Dec 2024, 9:00
168
O "FAP no Bairro", projeto solidário da Federação Académica do Porto (FAP), assinalou o 14.º aniversário com uma visita, na passada terça-feira, ao Estádio do Dragão, casa do Futebol Clube do Porto. O projeto tem como principal missão combater e prevenir o abandono e insucesso escolar, promover a inclusão social e assegurar o bem-estar nas comunidades dos bairros do Carriçal e Nuno Pinheiro Torres.
O aniversário integrou uma visita guiada às instalações do estádio e reuniu as crianças beneficiárias do "FAP no Bairro", voluntários - estudantes do Ensino Superior do Porto - e duas coordenadoras responsáveis pela gestão do projeto. A iniciativa contou também com a presença da vereadora da Juventude, Catarina Araújo, e do presidente da FAP, Francisco Porto Fernandes.
"O 'FAP no Bairro' constitui muito mais do que dois espaços físicos ao dispor da comunidade. Constitui uma forma de estar na vida. Uma forma de estar indissociável da entrega, do altruísmo e de um compromisso que se assume diariamente, representando, deste modo, a aplicação prática de um conjunto de valores fundamentais", salientou a vereadora da Juventude.
"Ao longo destes anos, certamente foram centenas os jovens voluntários que disponibilizaram o seu tempo e o seu saber a crianças e jovens que, mesmo em contextos mais desafiantes, podem - e devem – fazer valer o seu imenso potencial e lutar pelos seus sonhos, trabalhando as suas competências para alcançarem um futuro pleno", acrescentou Catarina Araújo.
"São 14 anos a mudar a vida de dezenas de crianças que, através da oferta educativa, suporte e acompanhamento dos voluntários tornam possível o 'FAP no Bairro'”, ressaltou, por seu turno, o presidente da FAP.
O evento culminou com uma pequena cerimónia dedicada a todos os beneficiários que, ao longo de 14 anos, participaram no projeto. Em homenagem ao Dia Internacional do Voluntariado, assinalado a 5 de dezembro, foi entregue uma lembrança especial a todos os voluntários e coordenadoras do "FAP no Bairro".
“O impacto do projeto na vida destas comunidades é inegável. A FAP no Bairro é sobre estabelecer empatia com o próximo e mostrar que há um caminho alternativo, mesmo quando as condições parecem não ser as melhores”, destacou Francisco Porto Fernandes.
Fonte: CM Porto
Foto: FAP