15 Oct 2024, 8:08
300
A intervenção na fachada de um prédio devoluto junto à saída do parque de estacionamento da Praça dos Poveiros e que corre o risco de ruir, após o mau tempo que se fez sentir nos últimos dias, vai prosseguir até final da semana. Os trabalhos de desmonte controlado das estruturas em risco de queda - existentes na fachada (2.º e 3.º piso) - do edifício, situado na confluência do Passeio de S. Lázaro com o Largo da Ramadinha, e efetuados desde a passada sexta-feira mostraram-se bastante mais complexos.
Durante toda a intervenção, as equipas da Proteção Civil Municipal têm o cuidado de salvaguardar e privilegiar a segurança dos trabalhadores, dos estabelecimentos (restaurantes e bares próximos às fachadas) e também das pessoas e dos clientes que frequentaram as esplanadas existentes.
Para já, as equipas estão a concluir o desmonte da fachada principal até à cota que se considerou necessária para garantir a segurança de pessoas e bens. Prevê-se que esta terça-feira, até ao final do dia, esta operação esteja totalmente concluída.
Após a execução destes trabalhos, será feita a reparação do muro e respetivo gradeamento da rampa de saída do parque de estacionamento, a cargo da empresa municipal Domus Social. Por fim, será consolidado o coroamento do remanescente das paredes das fachadas, efetuada a vedação do terreno e também a limpeza de todas as vias.
A Proteção Civil Municipal prevê que as máquinas sejam desmobilizadas do local, até ao final da semana e que, nessa altura, a rampa de saída do parque de estacionamento, seja reaberta. No entanto, o agravamento das condições meteorológicas, previstas para esta semana, poderão dificultar a execução dos trabalhos em falta.
Fonte/Foto: CM Porto