PSD: Rui Moreira vai estar assistir ao encerramento do 40.º Congresso

O presidente independente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, vai ao encerramento do 40.º Congresso do PSD “a convite do partido”, disse à Lusa fonte camarária.

A reunião magna dos sociais-democratas arrancou na sexta-feira, no Porto, com a primeira intervenção de Luís Montenegro e a última de Rui Rio, e ainda com ecos da primeira grande polémica do atual Governo, centrada no futuro aeroporto.
“O presidente da câmara do Porto aceitou o convite para ir ao encerramento do congresso do PSD que decorre este fim de semana no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota”, adiantou a referida fonte.
A moção contém compromissos como o lançamento do Movimento Acreditar, uma espécie de estados gerais para elaborar o programa eleitoral até 2024, e define o posicionamento do PSD como partido líder de todo o espaço não-socialista, sem afastar em absoluto a possibilidade de entendimentos futuros com o Chega.
Desde 28 de maio, o 19.º presidente eleito do PSD tem estado praticamente em silêncio e guarda, por enquanto, recato sobre quem vai levar para os órgãos dirigentes que serão eleitos no domingo.
Até agora, nenhum nome está confirmado e apenas Hugo Soares é apontado como provável secretário-geral, uma vez que tem sido ele a fazer a transição com o ainda detentor do cargo, José Silvano.
Internamente, a dúvida entre várias fontes do PSD contactadas pela Lusa é se Montenegro fará uma direção com o núcleo duro dos seus principais apoiantes - entre os quais se contam além de Hugo Soares, Pedro Duarte, Pedro Alves, Paulo Cunha, Margarida Balseiro Lopes, Carlos Coelho, António Leitão Amaro ou Pedro Reis - ou se irá 'abrir' a outras correntes do partido. 
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, que fez dos discursos mais ovacionados do último Congresso, em dezembro, já confirmou em entrevista ao Expresso que falará aos delegados, dizendo-se indisponível para funções executivas.
Miguel Pinto Luz, que na última reunião magna fez um discurso contracorrente alertando para o risco do PSD se tornar “assustadoramente pequeno” em números e mentalidade, não apresentará desta vez lista ao Conselho Nacional (a que encabeçou foi a segunda mais votada nessa reunião).
O 40.º Congresso do PSD decorre até domingo no Pavilhão Rosa da Mota, no Porto.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026
Exploração do bar/cafetaria que servirá o Campo Prof. Joaquim Novais em consulta pública
3/02/2026
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Município mobiliza portuenses na ajuda às vítimas afetadas pelo mau tempo na Região Centro
2/02/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026