15 May 2024, 9:30
262
A PSP esclareceu, na terça-feira, 14 de maio, que da operação feita no fim de semana em Gondomar e na Maia, distrito do Porto, resultou a apreensão de quase 602 mil euros, admitindo poder ser uma das maiores verificadas na região.
A PSP do Porto apreendeu 580 mil euros em dinheiro, estupefacientes, entre os quais cocaína, heroína, haxixe e liamba, bem como três carros a uma rede de tráfico de droga que operava na Área Metropolitana do Porto, nomeadamente em Gondomar e na Maia, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações.
Segundo a mesma fonte, no âmbito da investigação policial levada a cabo pelo DCIAP, este domingo, foram detidas três pessoas, dois homens e uma mulher que serão, esta terça-feira, presentes a tribunal para primeiro interrogatório.
Em conferência de imprensa na sede da Divisão de Investigação Criminal do Porto da PSP, para além dos 601.905 euros apreendidos, foi revelada a apreensão de 4.391 doses de cocaína, 546 de liamba, 158 de haxixe e 206 de MDMA.
“Se não é a maior, é certamente uma das maiores apreensões de dinheiro na região do Porto”, disse à Lusa o comandante da 3.º Esquadra Criminal do Porto Hugo Pereira.
Hugo Pereira admitiu que, perante a quantidade de dinheiro apreendido, poderá estar-se perante a existência de outros crimes, para além do já identificado tráfico de droga.
Segundo o comissário, a “investigação durava há um ano e meio” e permitiu deter três suspeitos – dois homens e uma mulher – “que mantinham relações com cartéis da droga em Espanha”, fazendo-a chegar ao Porto.
Hugo Pereira avançou estarem em curso buscas em Espanha e que “a investigação em Portugal vai continuar”.
As ligações que os suspeitos mantinham com cartéis espanhóis permitiam trazer para a região “grandes quantidades de cocaína e liamba”, estupefacientes que eram distribuídos “pelos traficantes dos bairros e zonas sensíveis da cidade do Porto”, descreveu o comissário.
A droga, na sua grande maioria, chegava ao Porto através de viaturas particulares, disse, indicando que o estupefaciente apreendido “estava armazenado num local, não na casa da mãe de um dos suspeitos”, sem, contudo, desvendar onde.
Na operação, a PSP do Porto apreendeu ainda três carros, um deles um Ferrari, com valor comercial de 275 mil euros, que “estava num ‘stand’ nos arredores do Porto” e duas balanças de precisão, acrescentou.