Quarteirão da Miguel bombarda vai ter parque de estacionamento

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, com a abstenção da CDU, a aquisição, por três milhões de euros, de um parque de estacionamento na zona de Miguel Bombarda, Cedofeita e Carlos Alberto, no centro histórico, para retirar os carros do espaço público.

Localizado na Rua do Instituto dos Cegos de S. Manuel, o parque tem três pisos e capacidade para 249 lugares de estacionamento. Insere-se numa zona onde existem vários equipamentos escolares, mas também o Centro Materno Infantil do Norte, o Museu Soares dos Reis, galerias de arte, Teatro Carlos Alberto e a futura estação de metro da linha Rosa.

Interpelado pelo deputado Rui Sá, da CDU, a explicar o enquadramento que justifica a compra do imóvel "numa zona com tantos parques e onde estudos dizem que a oferta é superior à procura", o presidente da Câmara do Porto assegurou que a intenção é retirar os carros, sobretudo de moradores, do espaço público.

"As pessoas que ali vivem, na esmagadora maioria não têm garagens, mas têm carros", afirmou Rui Moreira, acrescentando que a estratégia do município passa por "dar condições aos moradores" e ter uma "maior fruição do espaço público".

Considerando o valor da aquisição razoável, o presidente da Câmara disse ser intenção do município proibir o estacionamento naquelas artérias e avançar com um modelo de avença mensal para os moradores. "Vamos proibir o estacionamento à superfície".

Rui Moreira defendeu ainda que esta medida se insere numa visão mais ampla de reorganização urbana. "Estamos a falar numa malha da cidade complexa, com quarteirões grandes, onde o automóvel se apropriou do espaço público", afirmou.

Tanto os deputados do PS, como do PSD, BE, PAN e movimento independente "Rui Moreira: Aqui Há Porto" concordaram com a aquisição e saudaram a importância da proposta para a fruição do espaço público.

Já o deputado comunista Rui Sá questionou a fundamentação da compra do parque. "Temos aqui um parque de estacionamento que está pronto há 14 anos e que nunca foi posto de exploração", afirmou, acrescentando: "Vamos passar a ter duas estações do metro nas proximidades a servir este grande quarteirão, (questionar) se isto vai ter ou não impacto na redução da procura automóvel que é necessária para esta para esta zona".

A par da aquisição do parque de estacionamento, a Assembleia Municipal do Porto aprovou, por unanimidade, a aquisição, por 1,46 milhões de euros, de três lotes na zona das Eirinhas, na freguesia do Bonfim, para ali construir habitação.

  

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Portugal deve muito aos Seminários
11/07/2025
PSP do Porto fiscaliza cerca de 30 alojamentos com estrangeiros ilegais
11/07/2025
Festival da comida Continente regressa ao Parque da Cidade este fim de semana
11/07/2025
Túnel de Ceuta condicionado ao trânsito
10/07/2025
Eupago Porto Open regressa ao Monte Aventino para três semanas de ténis internacional
10/07/2025
Monte Pedral e Monte da Bela com construção de habitação acessível adiada
9/07/2025
Boavista FC lança aposta em novos talentos para a época 2025/2026
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
Portugal deve muito aos Seminários
11/07/2025
PSP do Porto fiscaliza cerca de 30 alojamentos com estrangeiros ilegais
11/07/2025