Quase metade dos participantes na Meia Maratona do Porto são estrangeiros

Cerca de 10 mil pessoas vão correr, no próximo domingo, a Meia Maratona do Porto, sendo 40 por cento dos atletas de nacionalidade estrangeira. Uma prova que se assume como um ponto de passagem obrigatória para atletas internacionais e que abriu caminho para a realização da European Running Bussiness Conference no Porto, em 2026.

É um recorde no número de atletas internacionais a participarem na prova: do total de inscritos - cerca de 10 mil -, 40 por cento são de outros países. Um aumento que se destaca pela maior atratividade desta prova, mas, ao mesmo tempo, por ser uma cidade com as condições ideais para a prática desta competição.

A 17.ª Meia Maratona do Porto foi apresentada nesta quarta-feira, na Alfândega do Porto, a poucos dias de sair para a estrada e percorrer, mais uma vez, 21 quilómetros, sempre com o Douro perto da vista. Este ano, e fruto das obras em curso da Metro do Porto, a corrida faz-se apenas do lado do Porto, à semelhança do que aconteceu em 2022. A partida está prevista para domingo, 15 de setembro, às 9 horas na Avenida D. Carlos I – junto ao Jardim do Passeio Alegre.

Para a vereadora do Desporto e Juventude, “a realização de mais esta prova demonstra a vitalidade de uma organização como a Runporto, que completa 30 anos em 2024”. Catarina Araújo referiu ainda que “a ligação a uma competição desta dimensão está em linha com a política desportiva do município, de potenciar, através destas provas, a cidade como um destino de eleição, com as condições ideias, para a prática das diferentes modalidades”.

Dos países presentes, e para além de Portugal, a França é o que conta com mais atletas inscritos. Do total de participantes, 558 atletas chegam deste país, 447 do Reino Unido, 410 participantes de Espanha e 389 do Brasil.

No geral, há participantes de 36 países da Europa, de 13 países da América, de 13 países de África, de 17 países da Ásia e de 2 países da Oceânia.

Ricardo Teixeira, da Runporto, refere, de resto, que há a presença de “muitos atletas que já conquistaram o lugar mais alto em provas anteriores”, que repetem a experiência de participarem nesta competição em busca de bater um novo recorde e acrescentar mais um título ao palmarés.

Os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia associam-se, mais uma vez, a esta iniciativa, assim como entidades como o Turismo Porto e Norte de Portugal e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O vereador do Desporto da Câmara de Vila Nova de Gaia, Guilherme Aguiar, considera esta prova “um marco importante para a afirmação da região”, mesmo sabendo que, este ano, a cidade irá ver a prova apenas do outro lado do rio.

A Meia Maratona do Porto contará, este ano, com uma novidade: no dia anterior, 14 de setembro, a partir das 17 horas, a Igreja das Antas acolhe uma Missa de Bênção dos Maratonistas, que é aberta a todos os participantes e que contará com uma mensagem do Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Os dorsais podem ser levantados entre sexta-feira e sábado no Alameda Shop&Spot, local habitual para o levantamento do kit de participação, que inclui, como habitualmente, a t-shirt da prova.

 

Conferência europeia no Porto em 2026

Fruto de um trabalho de 30 anos na execução de grandes provas de estrada, a Runporto vê agora ser concretizado um sonho antigo: ser uma das entidades envolvidas na organização de uma grande conferência desportiva.

Assim, o Porto acolherá, em 2026, a European Running Bussiness Conference, uma iniciativa da European Athletics que reúne vários profissionais da área desportiva, como atletas, promotores, organizadores e pessoal ligado ao atletismo.

Depois de Atenas, na Grécia, que recebe em novembro a edição deste ano, a cidade do Porto "reúne todas as condições para ser a anfitriã deste encontro global", assumiu Marko Vasic, responsável por esta organização.

De 6 a 8 de novembro de 2026, e acompanhando a realização da Maratona do Porto, são esperados cerca de 600 participantes de diferentes nacionalidades e responsáveis por diferentes provas que, na Alfândega do Porto, criarão um fórum para pensar o presente e o futuro das grandes provas de atletismo.

O encontro contará com vários convidados e oradores, que irão partilhar com todos a visão pessoal sobre esta área. Para este responsável, "à medida que o desporto da corrida cresce continuamente, o mesmo acontece com esta conferência, dando aos líderes da indústria a oportunidade de interagir com os seus pares e partilhar as melhores práticas", destaca Marko Vasic.

Para já, este domingo, a passagem dos cerca de dez mil atletas pela cidade terá interferência ao nível da circulação automóvel. Os condicionamentos podem ser conhecidos no documento em anexo.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
É hora de tomar as rédeas do nosso destino
21/03/2025
“O 'Porto Amigo' não só reabilita as casas, mas reconstrói vidas”
21/03/2025
Município do Porto apoia tratamentos dentários a grupos vulneráveis
21/03/2025
Clube dos Pensadores: 19.º aniversário com Ribeiro e Castro e Joana Petiz
20/03/2025
Sistema de videovigilância na zona da Baixa da cidade permitiu registar milhares crimes
20/03/2025
Jardim Paulo Vallada transforma-se em zona de retenção de água
20/03/2025
Alfândega do Porto recebe Feira das Viagens no próximo fim de semana
19/03/2025
Aprovada incorporação de 44 milhões no orçamento municipal para 2025
19/03/2025
É hora de tomar as rédeas do nosso destino
21/03/2025
“O 'Porto Amigo' não só reabilita as casas, mas reconstrói vidas”
21/03/2025