16 Sep 2024, 14:40
187
Este domingo, a Hyundai Meia Maratona do Porto voltou a trazer às ruas da cidade milhares de profissionais e amadores do desporto. Em masculinos, o primeiro a alcançar a linha de meta, na Avenida Dom Carlos I, na Foz do Douro, foi o atleta queniano Gilbert Kibet. Já o pódio feminino foi dominado por uma compatriota sua: Cynthia Chemweno.
Foram 21 quilómetros feitos em 1 hora e 26 segundos. O queniano Gilbert Kibet foi o mais rápido da 17.ª Hyundai Meia Maratona do Porto e conquistou o lugar mais alto do pódio masculino, deixando para trás os compatriotas James Kipkogei Kipkoech (1 hora e 53 segundos), que ficou em segundo lugar, e Mike Kiptum Boit (1 hora, 1 minuto e 31 segundos), que alcançou a terceira posição.
Se o pódio masculino foi dominado pelos quenianos, os portugueses também não tiveram razões para desanimar. Dois atletas lusos ficaram nos dez primeiros classificados, com Miguel Borges a ocupar o 9.º lugar (1 hora, 7 minutos e 30 segundos) e Fábio Oliveira o 10.º lugar (com o mesmo tempo).
Japão destaca-se no feminino
Do lado das mulheres, o Quénia também subiu mais alto no pódio da Hyundai Meia Maratona do Porto. Tendo conseguido destacar-se desde os primeiros quilómetros da corrida, a queniana Cynthia Chemweno acabou por conseguir o primeiro lugar, com o tempo de 1 hora, 9 minutos e 59 segundos.
Logo depois, em segundo lugar, destaque para a japonesa Yuki Nakamura com o tempo de 1 hora, 12 minutos e 24 segundos. A terceira posição foi conquistada pela compatriota Chiharu Suzuki, com 1 hora, 13 minutos e 10 segundos.
O quarto lugar feminino foi ocupado por uma portuguesa, a atleta Susana Godinho Santos, com o tempo de 1 hora, 13 segundos e 59 segundos, logo seguida de Salomé Rocha e Rafaela Fonseca, nos 5.º e 6.º lugares.
A Hyundai Meia Maratona do Porto voltou a ter o apoio da Câmara do Porto, que esteve representada pela vereadora do Desporto, Catarina Araújo, e pelo administrador da empresa municipal Ágora, César Navio. A cerimónia de entrega dos prémios contou ainda com a presença do ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.
Fonte e Foto: CM Porto