Ramalde recebe apoio para 16 projetos nas áreas prioritárias da coesão social

Um total de 16 projetos que procuram atuar nas áreas prioritárias da coesão social, da cultura, da juventude e desporto e do ambiente na freguesia de Ramalde vão integrar o Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense. Contratos atingem um valor global de 120 mil euros.
Os projetos aprovados no campo da coesão social, com um montante global de 53,4 mil euros, são os da Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde, da Associação Raise, da Brasoar – Associação Prevenção e Ação em Rede, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Portuenses, do Centro Associativo Moradores dos Blocos Residenciais da Prelada, da Associação de Moradores da Zona de Francos e da Cooperativa UFOCP.
Na área da cultura e animação, o fundo municipal vai apoiar, com 26,7 mil euros, a Associação Recreativa e Cultural Conjunto Dramático 26 de Janeiro, a SGArtes – Associação Cultural e Recreativa para o Desenvolvimento das Artes, Espetáculos e Ensino e a Geração Inabalável Associação.
Foram, também, selecionadas coletividades na área do desporto, nomeadamente o Grupo Desportivo do Viso, o Ramaldense Futebol Clube, o Grupo Desportivo Cultural e Social Santo Eugénio e o Centro de Atletismo do Porto. O total do apoio é de 28,4 mil euros.
No eixo da juventude e ambiente, o fundo vai garantir 11,3 mil euros para apoio ao CDUP Rugby e à Terra ADC.
Durante a cerimónia de formalização dos contratos, o vice-presidente da Câmara afirmou que "as associações, coletividades e clubes têm um papel fundamental na sociedade, sendo espaços privilegiados de sociabilidade, construção de identidade, e promoção de afetos".
"Além de contribuírem para a ocupação construtiva dos tempos livres, essas organizações dinamizam a vida cultural, recreativa e desportiva, promovendo a coesão e o desenvolvimento de diversas dimensões da cidade", considera Filipe Araújo.
O autarca acredita que os projetos beneficiados "terão um impacto direto na população da freguesia de Ramalde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento do tecido associativo local".
O Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense, atribuído pelo Município às juntas e uniões de freguesia, ascende aos 120 mil euros. Deste total, até 40 mil euros podem ser direcionados a associações que apresentem propostas para obras em infraestruturas, enquanto 20 mil euros serão destinados a outros projetos de relevância para a comunidade.


Fonte: CM Porto
Foto: JF Ramalde

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Hóquei em Patins (FC Porto): Supremacia portista em São João da Madeira
7/04/2025
Rua de S. João com inversão de sentido para priorizar segurança e mobilidade
7/04/2025
Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, lança livro sobre Amizade
4/04/2025
João Paulo II: nunca te esqueceremos!
4/04/2025
Radares da PSP Porto | abril 2025
4/04/2025
Redução de trânsito na VCI constitui "momento histórico" afirma Moreira
4/04/2025
Meia Maratona e Maratona do Porto 2025 com inscrições abertas
3/04/2025
Nove artérias da cidade vedadas à circulação de triciclos e quadriciclos
3/04/2025
Hóquei em Patins (FC Porto): Supremacia portista em São João da Madeira
7/04/2025
Rua de S. João com inversão de sentido para priorizar segurança e mobilidade
7/04/2025