27 Apr 2022, 0:00
129
O Hard Club acolhe, na sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de abril, respetivamente, grandes atletas do breaking para a disputa nacional que levará os vencedores a Nova Iorque.
Quase um ano depois do último encontro em território portuense, o “Red Bull BC One” vai voltar a fazer a festa na cidade Invicta.
A primeira fase para a competição acontece na sexta-feira, dia 29, onde serão apurados os “últimos B-Boys e B-Girls para a mais importante competição de breaking do planeta”, sublinham os promotores.
“Para carimbar o passaporte e vestir as cores lusas na “Big Apple” é preciso ainda passar por várias fases. Alinhar na derradeira fase de qualificações é sem dúvida uma delas. Todos podem participar, bastando para isso preencher uma inscrição online e aparecer no dia 29 de abril, a partir das 16h00, no Palácio dos Correios”, prossegue a nota divulgada.
Em pleno coração da cidade do Porto, a tarde começa na Praça do General Humberto Delgado com um Cypher onde, entre as 12h00 e as 15h00, todos podem treinar e mostrar os seus movimentos.
Aos 11 apurados na qualificação juntar-se-ão no dia seguinte, 30 de abril, nove wildcards para a disputa da final nacional, que vai decorrer a partir das 18h00 no Hard Club.
Os participantes vão ser avaliados por um júri, composto por três elementos, onde se incluem os B-Boys XXL e Neguin e a B-Girl Dora. Entre os critérios em análise, estarão a “qualidade, criatividade e dinâmica dos atletas”.
A batalha final é de acesso gratuito, de acordo com reserva prévia.
De referir que o breaking é uma das várias formas de expressão das danças urbanas, que teve início nos anos 80, pelas ruas de Nova Iorque, sendo rapidamente expandida para o resto do mundo como forma de expressão, através da dança. Nos últimos 20 anos, o Red Bull BC One tem sido o grande palco desta modalidade em constante crescimento.