Refinaria: Galp quer mudanças no PDM de Matosinhos

A GALP pretende flexibilizar o Plano Diretor Municipal (PDM) de Matosinhos, de modo a concretizar o projeto de investimento que tomará o lugar da antiga refinaria da Petrogal em Leça da Palmeira, encerrada no ano passado.

Segundo o semanário Expresso desta semana, essa pretensão visa um desenvolvimento mais abrangente da componente imobiliária do projeto.
De acordo com as regras urbanísticas em vigor até 2029, os terrenos da antiga refinaria enfrentam uma restrição de 10% de ocupação para fins habitacionais, devendo ser usados maioritariamente por serviços e indústria. A autarca de Matosinhos, Luísa Salgueiro, veio já garantir que “não haverá alteração ao PDM em vigor”, porém, a vontade da GALP agora manifestada pode mudar tudo.
De acordo com o semanário Expresso, a Galp Energia contratou a empresa holandesa MVRDV para desenvolver o projeto de regeneração dos 240 hectares da antiga refinaria de Matosinhos, recentemente desativada, e esta tem a partir de agora 12 meses para desenhar o projeto que definirá a ocupação daquela área.
Entre as várias empresas subcontratadas foram selecionadas duas portuguesas: a OODA e a A400. Apesar de os promotores do projeto quererem preservar a memória do industrial da refinaria, o espaço acolherá novas funções, como um novo polo da Universidade do Porto, empresas de base tecnológica, um hotel, comércio, restauração, um parque verde e habitação.
A Galp prevê que os primeiros projetos avancem num prazo de quatro anos.
A antiga secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, que lidera o grupo de trabalho criado pela Galp para desenvolver o projeto de regeneração dos terrenos da antiga refinaria, afirmou ao Expresso que este projeto "criará um vasto número de empregos" mas que é preciso “trabalhar em conjunto com município e com a comunidade.” Por enquanto, o avanço do projeto está dependente do desmantelamento da atual estrutura e da descontaminação dos solos.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
“A escolha do Porto reflete a confiança nas condições que aqui existem” enaltece Pedro Duarte
13/01/2026
Francesco Farioli renova contrato até 2028 como uma grande “prova de confiança”
13/01/2026
Cidade do Porto é cenário da vida clandestina durante a ditadura da curta-metragem de Eloy Domínguez Serén
12/01/2026
Espaços da cidade sem constrangimentos dos estaleiros na Linha Rosa até junho
12/01/2026
O barulho das armas e o silêncio da consciência
9/01/2026
Livraria mais bonita do mundo celebra 120 anos com entrada livre
9/01/2026
STCP reforça ligação entre a Baixa do Porto à orla marítima de Gaia
9/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
“A escolha do Porto reflete a confiança nas condições que aqui existem” enaltece Pedro Duarte
13/01/2026