Região Norte vai manter todas as maternidades a funcionar no Natal

Direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estará em pleno funcionamento apenas a partir de 1 de janeiro, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado.

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) lança, esta quinta-feira, a operação ‘Nascer em segurança no SNS’, com o objetivo de promover a segurança e confiança de grávidas, crianças e profissionais de saúde do SNS.

Perante a identificação de contingências ao normal funcionamento da rede de maternidades no período no período de Natal e Ano Novo “, e de acordo com as recomendações da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, constituída pelo Despacho n.º 7788/2022, de 17 de junho,” o SNS anunciou em comunicado à imprensa a preparação de uma “resposta articulada a nível regional para este período, garantindo-se a prestação de informação de forma proativa à população para informar sobre as melhores opções em saúde”.

Dessa forma, o SNS divulga esta quinta-feira a organização da rede de obstetrícia para o período de Natal, entre 23 a 25 de dezembro.

De acordo com a informação divulgada, na região norte irão estar a funcionar os 13 blocos de partos de forma interrupta entre 23 e 25 dezembro. Os utentes da região norte podem dirigir-se à ULS Nordeste – Bragança, ao CHTMAD – Vila Real, à 3 ULS Alto Minho – Viana Castelo, ao Hospital Braga – Braga, ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira – Guimarães, ao CH Médio Ave – Vila Nova de Famalicão, ao CHPV/VC – Póvoa Varzim, à ULS Matosinhos – Matosinhos, ao CHTS – Penafiel, ao CHUSJ – Porto, ao CHUP – Porto , ao CHVNG/E – Vila Nova de Gaia e ao CHEDV - Vila da Feira .

No Algarve verifica-se a mesma situação. Todos os blocos de partos vão manter a totalidade em funcionamento. Já em Lisboa e Vale do Tejo haverá a partilha de recursos e fechos alternados.

Na próxima semana, o SNS já garantiu que será publicada a organização das maternidades para o período de Ano Novo.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024