Rentrée do Coliseu debate liberdades e direitos conquistados

A rentrée cultural do Coliseu faz-se a 5 de setembro, dia em que se assinala o 30.º aniversário da primeira Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), que se iniciou no Cairo a 5 de setembro de 1994.

Um acontecimento histórico com 179 países, coordenado pela ONU, que mudou o paradigma das políticas mundiais sobre população: a CIPD introduziu o conceito de saúde reprodutiva como um direito humano essencial e a Igualdade de Género como essencial para o progresso social, económico e humano.

O Coliseu organiza uma conversa, às 18 horas, de entrada livre, com o tema "Género e Igualdade: direitos ao futuro?", inserida na programação dos "Mantras do Coliseu Porto Ageas". Uma conversa sobre liberdades e direitos conquistados e que pretende refletir sobre os desafios presentes e futuros.

O painel será constituído por Mónica Ferro, diretora do Fundo das Nações Unidas para a População (em Londres), Neil Datta, diretor executivo e fundador do Fórum Parlamentar Europeu para os Direitos Sexuais e Reprodutivos, Cátia Moreira de Carvalho, investigadora do Institute of Security and Global Affairs da Universidade de Leiden e da Universidade do Porto, e Sofia Oliveira, investigadora no projeto internacional QUALREP: The Quality of Women’s Political Representation, no ISCTE. A moderação está a cargo da programadora cultural e ex-deputada na Assembleia da República, Carla Miranda.

"Género e Igualdade: direitos ao futuro?" acontece no Salão Ático do Coliseu. A entrada é livre, mediante levantamento prévio de bilhete, a partir desta quarta-feira, às 13 horas, na bilheteira do Coliseu, até à hora do debate. A lotação está sujeita à limitação do espaço.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
“A escolha do Porto reflete a confiança nas condições que aqui existem” enaltece Pedro Duarte
13/01/2026
Francesco Farioli renova contrato até 2028 como uma grande “prova de confiança”
13/01/2026
Cidade do Porto é cenário da vida clandestina durante a ditadura da curta-metragem de Eloy Domínguez Serén
12/01/2026
Espaços da cidade sem constrangimentos dos estaleiros na Linha Rosa até junho
12/01/2026
O barulho das armas e o silêncio da consciência
9/01/2026
Livraria mais bonita do mundo celebra 120 anos com entrada livre
9/01/2026
STCP reforça ligação entre a Baixa do Porto à orla marítima de Gaia
9/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
“A escolha do Porto reflete a confiança nas condições que aqui existem” enaltece Pedro Duarte
13/01/2026