26 Sep 2024, 7:58
262
A Rua da Póvoa, a Travessa da Póvoa, a Calçada da Póvoa e a Rua do Monte Tadeu (parcial), na freguesia do Bonfim, fazem parte da mais recente intervenção do Programa Rua Direita, a cargo da GO Porto. Concurso público determina um investimento que ultrapassa os três milhões de euros.
O objetivo da empreitada é melhorar as condições de utilização, numa lógica de gestão do espaço disponível de forma flexível e ajustada ao perfil das artérias. As ruas intervencionadas pelo Rua Direita, caraterizam-se por serem espaços públicos da cidade que não recebem melhorias há décadas, sendo antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação e ruas degradadas em tecido consolidado.
À semelhança de outras intervenções do programa, os trabalhos nessas ruas do Bonfim incluem uma intervenção profunda ao nível das infraestruturas, com a renovação das redes de abastecimento de água, drenagem de águas residuais domésticas e drenagem de águas pluviais, a colocação de redes enterradas de infraestruturas elétricas e de telecomunicações, reforço da rede de combate a incêndios, saneamento e a implementação de mobiliário urbano, como papeleiras, bancos e equipamentos enterrados de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).
Outra preocupação do projeto é garantir o acesso aprimorado a veículos de emergência, à recolha de RSU e a operações de cargas e descargas. Além disso, trabalhos paisagísticos também estão contemplados.
Esta empreitada já havia sido lançada, em concurso público, em 2022. Com a exclusão de todas as propostas então apresentadas, o novo concurso público tem um novo preço base, superior a três milhões de euros. O período de execução da obra é de 650 dias (aproximadamente um ano e dez meses).
Fonte/Foto: CM Porto