Reza-se para Alá no centro do Porto

Foi na porta 233 da envelhecida rua do Heroísmo que nasceu a primeira “mesquita” da cidade invicta. O local costumava ser um ginásio – excecionalmente, aos sábados, o dono do espaço, também muçulmano, deixava que uns quantos religiosos se juntassem no rés-do-chão para rezar a Alá.

O Centro Cultural Islâmico do Porto foi o primeiro local de culto islâmico da região norte e “oficializou-se” nos anos 90. Inicialmente albergava dez famílias, diz o imã responsável pela mesquita improvisada, Abdul Kadr. Atualmente, reúne mais de 6 mil pessoas de várias nacionalidades.

À sexta-feira, dia sagrado, o antigo ginásio enche-se. No piso superior assistem à cerimónia os homens, enquanto no piso de baixo, numa sala isolada, reúnem-se as mulheres para praticar as suas crenças.

Apesar das diferenças culturais, a comunidade muçulmana integra-se cada vez melhor no Grande Porto. A maioria veio para Portugal à procura de emprego e melhores condições de vida, e rapidamente abraçaram a cidade e a cultura portuense.

No início, o grosso da imigração era de pessoas oriundas de Moçambique e Guiné. Com a globalização e a chegada do século XXI, houve um aumento exponencial de muçulmanos vindos de todas as partes do mundo.

Shazid Lodhia chegou a Portugal ainda em bebé quando os pais saíram de Moçambique após a independência da antiga colónia. Em entrevista ao Porto Canal, afirmou nunca ter sentido discriminação pela sua escolha religiosa. Aliás, sente-se “completamente integrado”, como qualquer outro português.

O imã do Centro Islâmico do Porto diz que cerca de “uma pessoa por semana” se “reverte” [converte] ao Islão. Abdul acrescenta que tal acontece devido ao facto de as pessoas “procurarem espiritualidade”, um bem-estar com eles próprios e “com o mundo”.

Abdul Kadr acredita que o projeto de uma verdadeira mesquita na cidade do Porto é possível, mas pode demorar: todos os pedidos feitos à autarquia, ao longos dos anos, tem caído na mesma resposta. “A obra ainda não foi avançada por falta de terrenos capazes de cobrir um projeto de tal dimensão”.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025