Ricardo Maia reconhece em Tribunal poder sobre agenda editorial do jornal A Bola

Ricardo Maia, responsável do departamento de Comunicação Corporativa do Benfica, afirmou na manhã desta terça-feira que “não consegue estabelecer relação” entre a performance desportiva antes e depois da divulgação dos e-mails do clube da Luz. O clube venceu quatro campeonatos nos cinco anteriores à divulgação dos e-mails e um nos cinco posteriores.

Questionado sobre a frase que o implica no caso dos e-mails - “mandar lá a A Bola”, com o intuito de cobrir um evento do interesse do Benfica -, e se isso significava que tinha um ascendente sobre a agenda editorial sobre o jornal, o assessor disse não saber responder. Ricardo Maia reconheceu, no entanto, que o jornal A Bola foi efetivamente cobrir o evento, justificando que “mandar lá” um jornal não é uma expressão corriqueira no mundo da comunicação.

Ricardo Maia reconheceu ainda que foram divulgadas práticas a que os patrocinadores não querem estar associados e que essas revelações, a par das buscas, afetaram a reputação do Benfica.

O assessor do Benfica disse ainda que o impacto na comunicação social foi “brutal” e que houve trabalho jornalístico feito com rigor e isenção com base nos mails em vários meios de comunicação social, tanto portugueses como estrangeiros, dando como exemplo o The New York Times.

Interesse público das revelações defendido em Tribunal

Na sessão desta terça-feira, foram ainda ouvidos Manuel Tavares, Diretor-Geral da FC Porto Media, e Tiago Girão, Diretor de Informação e Programas e, à data, apresentador do programa Universo Porto da Bancada. Ambas as testemunhas reforçaram o "interesse público" das revelações.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Porto Coffee Week regressa à cidade com aromas de café de todo o mundo
1/10/2025
HURRA! VAMOS RISCAR OS MANUAIS?
30/09/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025