31 Jan 2022, 0:00
159
Rui Rio admitiu hoje deixar a liderança do PSD caso se confirme uma maioria absoluta do PS nestas eleições legislativas, considerando que dificilmente será útil nessa conjuntura.
"Se se confirmar que o PS tem uma maioria absoluta, eu sinceramente não estou a ver como é que posso ser útil neste enquadramento", declarou Rui Rio, em resposta a questões dos jornalistas, no hotel de Lisboa onde o PSD acompanhou a noite eleitoral.
O presidente do PSD, Rui Rio, assumiu este domingo a derrota nas eleições legislativas e afirmou não ver "condições" para continuar a liderar os sociais-democratas mais quatro anos se o PS conseguir a maioria absoluta.
"Quero cumprimentar democraticamente todos e em particular António Costa, é o vencedor desta noite", afirmou na sede de campanha, em Lisboa.
"O resultado que tivemos está muito longe daquilo que entendíamos que íamos ter", afirmou o líder dos sociais-democratas, indicando que o PSD "até teve mais votos em todos os distritos". Contudo, diz que "houve um voto útil à esquerda absolutamente esmagador". "Devemos fazer agora muitas análises", disse, concluído "este resultado, naturalmente".
"Não atingimos nem de longe nem de perto os objetivos que queríamos", reiterou.
Perante a derrota, assumiu ser o "primeiro responsável" pela derrota e lamentou que o PS tenha conseguido ter sucesso na estratégia do voto útil à esquerda, enquanto "a direita dispersou". Ora, isso leva Rio a uma conclusão: "Se o PS tem uma maioria absoluta, eu não estou a ver como posso ser útil neste enquadramento".