18 Dec 2021, 0:00
210
O multimilionário russo Roman Abramovich tornou-se cidadão português em abril deste ano. A naturalização do dono do clube de futebol Chelsea foi feita ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita. Esta lei possibilita a obtenção de cidadania aos descendentes da antiga comunidade sefardita.
A comunidade judaica portuguesa diz que até junho de 2020 foram concedidos 16.750 pedidos de nacionalidade aos descendentes dos sefarditas, num processo "minucioso e criterioso".
As ascendências sefarditas do multimilionário foram comprovadas pela Comissão de Certificação do Sefardismo da comunidade judaica portuguesa. Este processo terá chegado à Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, e ao Ministério da Justiça a 16 de outubro de 2020, ficando concluído a 30 de abril deste ano (revela o Público).
Abramovich obteve também nacionalidade israelita, em maio de 2018, depois de o visto que tinha para ficar no Reino Unido expirar e não ser renovado. “Ele [Abramovich] entrou com um pedido de autorização de imigração, os seus documentos foram verificados de acordo com a lei de retorno [que concede o direito de residência e cidadania a qualquer judeu, que deseje emigrar para Israel] e foi considerado elegível”, explicou o Ministério do Interior do país.