Em
O Primeiro de Janeiro

7 Apr 2025, 8:09

186

Rua de S. João com inversão de sentido para priorizar segurança e mobilidade

Com o objetivo de tornar o arruamento mais seguro para os peões, o Município vai inverter o sentido de trânsito da Rua de S. João, a partir de terça-feira, dia 8 de abril. O acesso viário será feito através da Rua de Mouzinho da Silveira no sentido ascendente, obrigando, na sua saída, à viragem à direita para a Rua do Infante D. Henrique.
A decisão de inverter o sentido de trânsito naquela artéria surge após análise das sugestões de melhoria apresentadas pelos cidadãos que advieram da intervenção de requalificação na Rua de S. João realizada no âmbito do programa municipal “Rede 20”.
Esta alteração, complementada pela colocação de mobiliário urbano composto por floreiras e dissuasores, tem como objetivo limitar a procura desta zona aos veículos que tiverem necessidade efetiva de aceder e combater o estacionamento abusivo.
Desta forma, é eliminado o tráfego de atravessamento, responsável pelas velocidades excessivas que se verificavam, garantindo a afirmação da estratégia definida pelo “Rede 20”, que fez deste arruamento um local de partilha e de melhor usufruto para a população, visitantes e comerciantes locais.
Através desta medida, a autarquia pretende dar mais um passo para tornar esta importante via de acesso ao coração da cidade mais segura para os peões, diminuindo o tráfego de atravessamento, que ofusca o conceito de espaço público moderno.
O Município do Porto garantirá a monitorização do comportamento dos condutores induzido pela implementação destas novas medidas, podendo, num futuro próximo, assistir-se à criação de uma nova Zona de Acesso Automóvel Condicionada.
No ano passado, a Rua de S. João foi alvo de uma intervenção da pedonalização. Os trabalhos contemplaram o nivelamento da via e do estacionamento para a cota dos passeios, através do levantamento e do reassentamento do pavimento em calçada de granito.
Este tipo de soluções de requalificação visam promover uma circulação segura, franca e convidativa para os utilizadores e moradores, dando um novo usufruto e valorizando o espaço público.


Fonte/Foto: CM Porto

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
U.Porto aproxima-se de um máximo histórico na mobilidade internacional
27/01/2026
Já é possível fazer o pagamento com cartão bancário em toda a frota da STCP
27/01/2026
Silêncio cúmplice ou voz incómoda?
26/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026