5 Dec 2023, 0:00
210
Segundo o Porto Canal, 15 meses depois as portas continuam fechadas e o presidente Rui Moreira admite a possibilidade passar o espólio e a gestão do edifício para as mãos da autarquia.
Foi após a mudança de direção, em 2022, que o Museu da Imprensa, encerrou ao público devido a problemas de segurança. Uma decisão temporária à qual se juntou um passivo de mais de 196 mil euros da Associação que geria o museu e punha em causa a reabertura.
Atualmente, além da Câmara do Porto, também a Global Media Group, a Apigraf e a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros integram a Associação Museu da Imprensa. Para o próximo dia 15 de dezembro está marcada uma Assembleia Geral onde se espera o desbloquear do impasse quanto ao futuro do museu, noticia o mesmo órgão de comunicação.
Mas há também já alternativa caso seja necessária uma nova casa para o museu. “Se passar para as mãos da autarquia aquilo que nós admitimos foi ter um polo dentro do Museu da Indústria que seja o Museu da Imprensa, porque nos parece que possa fazer sentido juntar estas duas valências. Mas isso está em aberto”, admite Rui Moreira.