5 Feb 2024, 0:00
172
O presidente da Câmara Municipal recebeu hoje, no Consulado-Geral do Brasil no Porto, a condecoração da Ordem do Rio Branco, grau de comendador, concedida pelo presidente daquela país, Lula da Silva.
"[A condecoração] É o reconhecimento não só de sua bem-sucedida carreira como empresário e homem público, mas, sobretudo, da sua atuação em prol do Brasil e do fortalecimento do relacionamento bilateral com Portugal", afirmou a embaixadora e cônsul-geral do Brasil em Portugal.
Maria Stela vincou a "atuação decisiva" que o presidente da Câmara do Porto teve junto dos interlocutores portugueses, "aquando da decisão de permitir o traslado do coração do Imperador Pedro I ao Brasil", no contexto das celebrações do bicentenário da independência, bem como a participação de Rui Moreira, durante as solenidades que decorreram em Brasília.
Por fim, "refiro os eventos que promoveu, no âmbito da Câmara Municipal´, em homenagem ao Imperador Pedro I e à independência do Brasil, ao longo de 2022", concluiu a embaixadora, que recebeu de Rui Moreira uma oferta do Município. A cerimónia contou também com a presença do chefe de gabinete do autarca portuense, Vasco Ribeiro.
A Ordem do Rio Branco foi instituída pelo então presidente da República João Goulart, em 5 de fevereiro de 1963, que tem como intuito distinguir "serviços meritórios e virtudes cívicas" dignos de menção pelo Estado Brasileiro, e é concedida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros a pessoas e organizações nacionais e internacionais.