7 Mar 2024, 0:00
121
O presidente da Câmara do Porto foi convidado como “visiting lecture” na Kennedy School da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. No âmbito do seminário dedicado à Economia das Cidades, Rui Moreira levou a uma das mais prestigiadas universidades do mundo, integrante do círculo restrito da Ivy League, o exemplo da transformação do Porto.
A aposta na cultura e na redução da dívida do Município, assim como a evolução da expansão dos espaços verdes foram alguns dos temas que o presidente levou como exemplos da governação da cidade na última década.
Rui Moreira mostrou, também, como o Porto vem apostando em políticas de mobilidade, nomeadamente o apoio aos jovens entre os 13 e os 18 anos para que tenham passe gratuito nos transportes públicos ou a multiplicação das linhas de metro.
Inovações como a Linha e o Cartão Porto. foram, igualmente, exemplos que o presidente levou ao Institute of Politics da Harvard Kennedy School.
Além do investimento municipal nas instalações desportivas da cidade, na requalificação de escolas ou na reabilitação do Centro Histórico e do Mercado do Bolhão, Rui Moreira destacou a simplificação dos processos de licenciamento ou a recuperação de imóveis municipais como formas de apoio à maior oferta de habitação na cidade.
A grande atratividade da cidade em matéria de desenvolvimento de startups, ao mesmo tempo que são valorizadas as lojas tradicionais, faz do Porto, igualmente, uma cidade de dinâmica económica, referiu o presidente, sem deixar de mencionar a sua capacidade de atração turística.