5 Nov 2025, 8:45
5259
Na véspera de encerrar um ciclo de 12 anos como presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira despediu-se, na terça-feira, no átrio dos Paços do Concelho, dos funcionários da autarquia. Um encontro informal simples, mas carregado de significado para o autarca. "Gostei muito de trabalhar convosco", afirmou.
Já antes tinha dirigido uma carta a todos os trabalhadores. "Escrevo para me despedir e para agradecer", escreve.
"Tive a honra de governar uma autarquia que tem, nos seus trabalhadores, o seu maior ativo estratégico. Todo e cada um de vós garante, no dia a dia, o funcionamento da cidade", sublinha Rui Moreira, acrescentando: "Quando cheguei a esta casa, apercebi-me que a relação entre o poder político anterior e a estrutura era marcada por suspeitas e desconfianças".
Assegurando que os seus executivos tentaram melhorar as condições de trabalho, ao nível da segurança e comodidade e que "fizemos o que estava ao nosso alcance para corresponder ao vosso empenho", Rui Moreira olha para o futuro e para o novo executivo, presidido por Pedro Duarte. "Estou certo que continuarão a dedicar-se, com todo o empenho, à missão de servir a cidade", conclui.
Esta quarta-feira tomam posse os novos órgãos autárquicos, em cerimónia a decorrer no Mosteiro de São Bento da Vitória, pelas 18 horas.
Fonte: CM Porto
Foto: CMP | Andreia Merca