Em
O Primeiro de Janeiro

15 Jun 2022, 0:00

154

Rui Moreira diz que aeroporto do Porto "não pode ser refúgio" do de Lisboa

O presidente da Câmara do Porto afirmou, na terça-feira, ser preciso "prudência" relativamente às demoras nos aeroportos, que considerou fruto do "desinvestimento" durante a pandemia, e defendeu que o aeroporto do Porto "não pode ser um refúgio" do de Lisboa.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da câmara, Rui Moreira, salientou que as infraestruturas aeroportuárias "ainda não recuperaram plenamente daquilo que foi o desinvestimento na pandemia da covid-19".
"Temos de ter prudência de perceber que não somos só nós", afirmou o independente, defendendo, contudo, a necessidade de o ministério da Administração Interna (MAI) "revisitar" o tema do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
"Não podemos ter um corpo policial que, por várias razões, está a provocar um enorme dano na economia do país. Isso é uma coisa que a todos nos deve preocupar", destacou o autarca.
Questionado sobre a possibilidade de alguns voos serem desviados para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, Rui Moreira disse não se pronunciar sobre decisões que considerou "operacionais", mas lembrou que o aeroporto do Porto "não pode ser um refúgio".
"Quando as coisas não funcionam em Lisboa nós acolhemos no Porto? Peço desculpa, a minha visão para cidade, região e aeroporto são visões estratégicas de longo prazo. Durante a pandemia andámos a valer uns aos outros, agora de facto temos um fator de competitividade e não quero o aeroporto do Porto como aeroporto refúgio, para isso há outros, como o de Beja, é lá perto", salientou.
Já o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos disse, também na terça-feira, que o aeroporto de Lisboa poderá ter de recusar voos no próximo ano, com a recuperação do turismo, apelando a um consenso alargado sobre a construção do novo aeroporto.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026