Rui Moreira: "Eixo Atlântico deve repensar o secretário-geral que tem"

Autarca do Porto espera consequências para Xoan Mao, que admitiu a saída do município da associação luso-galaica e insinuou que Moreira se move por "protagonismo ou ego".

Declarações do secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, sobre a eventual saída do Porto daquela associação de municípios do Norte de Portugal e da Galiza, indignaram o autarca Rui Moreira, que espera que o caso tenha consequências. Mao disse que o Porto não participa nos trabalhos do Eixo e que se a vontade de Moreira é, "pelas suas expectativas pessoais, protagonismo ou ego", abandonar aquela organização, a "única coisa que se pode fazer é indicar-lhe a porta de saída".
Comentou ainda que a cidade "desapareceu do mapa" e está a apostar "num modelo isolacionista", tendo já abandonado a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). E considerou ainda que a associação transfronteiriça "não sairá fragilizada" com a desagregação do Porto. Em reação a estas declarações, Rui Moreira considera que o Eixo Atlântico "deve repensar o secretário-geral que tem", por entender que Xoan Mao se "apropriou" da associação apesar de ser "apenas um funcionário" e que as suas posições já causaram "incómodo" diversas vezes entre governantes portugueses. Acusa o galego de já ter provocado a saída de Chaves-Verín e considera que a sua posição de agora em relação ao Porto está relacionada com o facto de a Câmara ter retirado ao Eixo Atlântico um edifício na Ribeira, que tinha sido cedido "por um valor simbólico", mas que "estava praticamente sempre fechado", noticia o JN. 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Voleibol: sete atletas de saída
14/06/2024
Museu do Carro Eléctrico regressa à atividade noturna
14/06/2024
Alunos de escola portuense vencem prémio Filme de Animação em Itália
14/06/2024
Homem detido por arremesso de pedra contra esquadra em Cedofeita
14/06/2024
Videovigilância ajuda Polícia a identificar suspeitos de violência na noite de segunda-feira
14/06/2024
“A gente não deixa e o presidente também não vai deixar, vai estar connosco”
14/06/2024
Basquetebol: captações para atletas nascidos entre 2009 e 2013
14/06/2024
STCP anuncia horários de "verão" a partir deste sábado
14/06/2024
Voleibol: sete atletas de saída
14/06/2024
Museu do Carro Eléctrico regressa à atividade noturna
14/06/2024