Em
O Primeiro de Janeiro

17 Apr 2024, 12:06

143

Rui Moreira em Exercício académico de arquitetura na Universidade Lusíada

A ideia é simples: uma figura pública “encomenda” a alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura da Universidade Lusíada – Norte, no Porto, uma casa, a ser construída num terreno em Aldoar. Um exercício hipotético e “puramente académico”, numa clara “missão social e cultural” da instituição de ensino superior. Esta terça-feira, o convidado surpresa para os estudantes foi o presidente da Câmara Municipal do Porto.

Sob orientação do professor e arquiteto João Rapagão, auxiliado pelo professor José Godinho, 58 alunos debateram, durante uma hora, as ideias concretas de Rui Moreira para uma sua futura casa. “Os alunos têm modelos estereotipados, que vêm do Ensino Secundário, e na universidade são estimulados a deixarem de lado esses modelos e a encontrarem alguma poética nos projetos”, sublinha ao Porto. o regente da cadeira.

O autarca deixou as suas ideias para uma casa: “Uma casa de dois pisos, com espaços amplos. Dois quartos suite e uma cozinha em comum com a sala, para poder estar com a família e os amigos”, revela João Apagão, adiantando também que Rui Moreira confessou quer que “o espaço fosse dominado por uma biblioteca, já que disse que vivia rodeado de livros”.

“Uma casa introspetiva voltada para um pátio”, acrescentou o docente.

Agora, e até maio, os estudantes vão trabalhar, individualmente, sobre o projeto. Nessa altura, vão apresentar, novamente, ao presidente da Câmara as suas ideias, em maquete. Os melhores projetos “serão distinguidos, no final do ano, pelas notas”, confessa João Rapagão.

Para além de Rui Moreira, outras figuras públicas já foram desafiadas e aceitaram partilhar as suas ideias para uma casa, tais como os arquitetos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Carlos, o músico pedro Abrunhosa ou o escritor Valter Hugo Mãe.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Devoção popular: folclore ou teologia viva?
6/02/2026
Alerta vermelho para risco de cheia nas zonas ribeirinhas do Porto
6/02/2026
Município e PSP reforçam estratégia de combate à insegurança em Ramalde
6/02/2026
Proteção Civil do Porto alerta para risco elevado de cheias devido à depressão Leonardo
5/02/2026
Homem detido por tentativa de homicídio de agente da PSP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
5/02/2026
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Devoção popular: folclore ou teologia viva?
6/02/2026
Alerta vermelho para risco de cheia nas zonas ribeirinhas do Porto
6/02/2026