Rui Moreira em Exercício académico de arquitetura na Universidade Lusíada

A ideia é simples: uma figura pública “encomenda” a alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura da Universidade Lusíada – Norte, no Porto, uma casa, a ser construída num terreno em Aldoar. Um exercício hipotético e “puramente académico”, numa clara “missão social e cultural” da instituição de ensino superior. Esta terça-feira, o convidado surpresa para os estudantes foi o presidente da Câmara Municipal do Porto.

Sob orientação do professor e arquiteto João Rapagão, auxiliado pelo professor José Godinho, 58 alunos debateram, durante uma hora, as ideias concretas de Rui Moreira para uma sua futura casa. “Os alunos têm modelos estereotipados, que vêm do Ensino Secundário, e na universidade são estimulados a deixarem de lado esses modelos e a encontrarem alguma poética nos projetos”, sublinha ao Porto. o regente da cadeira.

O autarca deixou as suas ideias para uma casa: “Uma casa de dois pisos, com espaços amplos. Dois quartos suite e uma cozinha em comum com a sala, para poder estar com a família e os amigos”, revela João Apagão, adiantando também que Rui Moreira confessou quer que “o espaço fosse dominado por uma biblioteca, já que disse que vivia rodeado de livros”.

“Uma casa introspetiva voltada para um pátio”, acrescentou o docente.

Agora, e até maio, os estudantes vão trabalhar, individualmente, sobre o projeto. Nessa altura, vão apresentar, novamente, ao presidente da Câmara as suas ideias, em maquete. Os melhores projetos “serão distinguidos, no final do ano, pelas notas”, confessa João Rapagão.

Para além de Rui Moreira, outras figuras públicas já foram desafiadas e aceitaram partilhar as suas ideias para uma casa, tais como os arquitetos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Carlos, o músico pedro Abrunhosa ou o escritor Valter Hugo Mãe.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025