Rui Moreira: “Traficantes de droga não merecem viver em habitação social”

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, afirmou que pessoas que sejam condenadas por tráfico de droga “não merecem” ter habitação social da autarquia, que vai atuar "em conformidade" com a lei. As declarações foram feitas um dia após uma megaoperação da PSP que resultou na detenção de 15 pessoas, no resultado de mais de 50 buscas domiciliárias e não domiciliárias.

“Nós esperamos que os tribunais atuem de forma célere e há uma coisa que quero deixar aqui clara: todos aqueles que forem condenados por tráfico não podem viver em casas da Câmara Municipal do Porto”, garantiu o autarca em declarações aos jornalistas.

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Comando Metropolitano do Porto levou a cabo esta quinta-feira uma megaoperação de combate ao tráfico de droga, com mais de 50 buscas domiciliárias e não domiciliárias, que resultou em quinze detidos. Foram apreendidos 11 quilos de estupefacientes que poderiam render, caso chegassem aos consumidores, um milhão de euros.

Questionado sobre o então número de pessoas que podem vir a ficar sem habitação social devido ao tráfico, Rui Moreira disse não saber de quantos números se tratam. Mas garantiu: “essas pessoas não merecem ter habitação social”.

“A habitação social é para aqueles que precisam. Aliás, basta ver pelo dinheiro que foi apreendido. Se é verdade os números que vieram a público, que eu li na comunicação social, essas pessoas, de facto, não precisam de viver em casas em que a renda são, em alguns casos, 12 euros e, em média, 50 euros. Não podem. Nós não os queremos a viver em habitação social.”

O autarca garantiu que o município, perante os casos que cheguem a receber uma condenação, vai atuar em conformidade com a lei. “A lei é muito clara. Nós não baseamos medidas em função de acusações. A justiça funciona se as pessoas forem condenadas. Nós atuaremos em conformidade como já fizemos no passado e continuamos a fazer”.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026
Exploração do bar/cafetaria que servirá o Campo Prof. Joaquim Novais em consulta pública
3/02/2026
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Município mobiliza portuenses na ajuda às vítimas afetadas pelo mau tempo na Região Centro
2/02/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026