Rui Rio afirma que diretas devem ser feitas com calma, serenidade e sem recurso a Xanax

O presidente do PSD, que já manifestou vontade de sair, afirmou hoje que o processo eleitoral interno deve ser antecipado, mas feito com "calma, serenidade e sem recurso a Xanax (medicamento para controlar a ansiedade)".

Politicamente entendo que devem ser antecipadas [eleições diretas], mas feitas com calma e serenidade. Espero que haja capacidade para perceber essa calma e serenidade sem recurso a Xanax ou qualquer outra coisa do género", afirmou Rui Rio, numa conferência de imprensa na sede do partido, no Porto.
O Conselho Nacional do PSD, que se vai reunir no dia 19 de fevereiro em Barcelos (Braga), poderá já estabelecer um calendário para eleições diretas e Congresso, mas pode também remeter para outra reunião a aprovação desse processo.
De acordo com a convocatória da reunião, publicada no Povo Livre (o órgão oficial do PSD), o segundo ponto da ordem de trabalhos da reunião é o seguinte: "análise dos resultados das eleições legislativas e da situação política e decisão sobre processo eleitoral para os órgãos nacionais do partido". 
Na semana passada, no final da reunião da Comissão Política Nacional do PSD, Rui Rio confirmou que irá deixar a presidência do partido e remeteu para o Conselho Nacional a marcação da data das próximas diretas, manifestando vontade de sair, no máximo, até ao início de julho.
O social-democrata realçou que não será o próximo candidato a primeiro-ministro e, nesse sentido, não faz sentido ser candidato às eleições diretas que, a decorrer normalmente, seriam daqui a dois anos. 
Contudo, e perante este cenário, Rui Rio defendeu a antecipação das mesmas. 
Questionado sobre ainda não haver qualquer candidato assumido à liderança do PSD, o social-democrata considerou "normal" porque só podem existir candidatos quando o próprio formalizar a sua demissão.
"Só pode haver candidatos quando eu formalizar a demissão", vincou.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Moreira fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo
19/06/2024
HBO escolhe a cidade do Porto para filmar a série "Favàritx"
19/06/2024
U.Porto agracia Ilídio Pinho com o título Honoris Causa
19/06/2024
Acompanhe a regata marítima no próximo fim de semana
19/06/2024
Azores Airlines apresenta novas rotas do Porto para a América do Norte
19/06/2024
O São João é no Sport
19/06/2024
Sobrevoe o Porto nas asas de um dragão a partir da Rua Sá da Bandeira
19/06/2024
Homem detido por posse der soqueira e navalha no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
19/06/2024
Moreira fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo
19/06/2024
HBO escolhe a cidade do Porto para filmar a série "Favàritx"
19/06/2024