Salgueiros celebrou 112 anos de história e muita resiliência

O histórico emblema da cidade assinalou o 112.º aniversário com uma gala comemorativa e mais uma edição da tradicional Volta a Paranhos, a corrida de estrada, de dez quilómetros, mais antiga do país. O feriado de 8 de dezembro foi um dia dedicado ao Sport Comércio e Salgueiros.

Pela manhã de sexta-feira, as ruas da cidade acolheram mais uma edição da Volta a Paranhos, ganha, em termos absolutos, por uma atleta da "casa": Bernardo Rocha.

 Este ano, a prova conseguiu reunir cerca de 2500 desportistas amadores e profissionais, 80 dos quais foram estrangeiros de 14 nacionalidades.

Depois, numa cerimónia que decorreu no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), celebraram-se os 112 anos de existência do clube, com homenagem a atletas e dirigentes do clube. "Estes 112 anos são, de facto, um marco e um testemunho da longevidade do Sport Comércio e Salgueiros", sublinhou, na sua intervenção, o vice-presidente.

Endereçando uma felicitação e agradecimento a toda a família salgueirista (direção, funcionários, atletas, sócios, adeptos, amigos e simpatizantes), "por continuarem a ser a massa crítica e viva deste clube, que também faz parte da memória coletiva da nossa cidade", Filipe Araújo lembrou o passado recente e como o clube conseguiu "ultrapassar as suas dificuldades, soube elevar-se e voltar a demonstrar a tão característica Alma Salgueirista".

 

Uma das melhores escolas de formação do país

Recordando alguns factos históricos – as 24 presenças na I Divisão de futebol e a presença na Taça UEFA – e atletas do clube (Ricardo Sá Pinto, André Silva, José Moreira ou o Pele, Vitor Passos), o vice-presidente frisou que o Salgueiros é, historicamente, reconhecido como "uma das melhores escolas de formação do país" e "pelo ecletismo".

A Câmara do Porto, disse, vai continuar a honrar "o compromisso assumido de apoiar o desenvolvimento desportivo, social e educativo de milhares de jovens portuenses na sua prática diária".

"Destaco a cedência de utilização do Complexo Desportivo e Campanhã ao Sport Comércio e Salgueiros, em vigor desde janeiro de 2019. Além da equipa sénior, o campo de futebol 11 recebe cerca de 500 desportistas dos seus escalões de formação (masculinos e femininos) para a sua prática diária desportiva. Além do futebol ainda treinam cerca de 170 atletas do clube nas modalidades de basebol, futebol americano e fresbee", acrescentou Filipe Araújo.

Para além do vice-presidente da Câmara, a gala contou com as presenças dos presidentes das juntas de Paranhos, Luís Miguel Freitas, e de Campanhã, Paulo Ribeiro, do presidente da Associação de Futebol do Porto (AFP), José Neves, e do anfitrião, o presidente do Sport Comércio e Salgueiros, Gil Soares de Almeida, atletas, dirigentes, sócios e simpatizantes do clube de Paranhos.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025