9 May 2023, 0:00
253
O ex-líbris da semana académica na cidade do Porto decorre esta terça-feira com o Cortejo Académico, que irá reunir aproximadamente 400 mil pessoas, incluindo estudantes de todas as instituições de ensino superior e visitantes.
O cortejo que enche de cor e alegria o coração da Invicta começa na Praça da República, desce, a partir daí, pela Rua de Camões, e passa pela Rua dos Heróis e Mártires de Angola, pela Praça da Trindade, pela Rua Clube dos Fenianos e pela Avenida dos Aliados até à Praça do General Humberto Delgado.
Os condicionamentos de estacionamento iniciam às 10 horas nas ruas por onde vai passar o cortejo, mas também em algumas artérias adjacentes.
“A partir das 13 horas, haverá cortes de via, abrangendo uma área que se estende desde a Rua de Camões até à Praça do General Humberto Delgado. À hora do arranque do cortejo, a circulação na Rua de Sá da Bandeira passa a fazer-se apenas no sentido Sul – Norte, entre a Praça de D. João I e a Rua Formosa”, lê-se no comunicado da autarquia do Porto.
Os condicionamentos de trânsito e estacionamento previstos vão manter-se até às 22 horas. Estes condicionamentos são assegurados polícia e podem ser consultados, em tempo real, na Plataforma de Trânsito do Município.
Este ano, o percurso do cortejo académico vai ser reduzido por causa das obras do Metro do Porto.