Secretário de Estado destaca influência lusa na cultura francesa

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas afirmou, na quarta-feira, que a diversidade da comunidade portuguesa em França faz com que a sua influência seja transversal à sociedade deste país, prometendo melhorar os serviços consulares.

"Estamos a falar de uma diversidade de pessoas que têm as mais diferentes atividades. Vamos desde o setor da construção, dos serviços, mas também tenho encontrado uma comunidade qualificada e tive oportunidade de estar com académicos e cientistas, o que significa que a nossa influência é transversal à sociedade francesa”, disse Paulo Cafôfo, em declarações à agência Lusa.
O governante está desde a semana passada em França para a sua primeira deslocação oficial ao estrangeiro desde a tomada de posse e considerou que esta foi “uma visita feliz”, tendo encontrado em Paris, Bordéus e Lyon uma “comunidade muita ativa”, com “uma integração muito bem conseguida” e “bem vista”.
Após uma passagem por Londres nos próximos dias, o secretário de Estado referiu que a prioridade para a comunidade portuguesa em França é continuar a trabalhar na execução do novo modelo de gestão consular.
“O Centro de Atendimento Consular para França precisa de ser estendido a outras zonas consulares e vou estar empenhado nisso, mas também continuar com o projeto do novo modelo de gestão consular e o passo seguinte será criar o ‘e-cônsul’, uma plataforma ‘online’ que permite que determinadas solicitações possam ser feitas em casa”, indicou Paulo Cafôfo. 
Após ter visitado vários consulados em França e reconhecendo “o brio e trabalho” do cônsules e dos funcionários consulares, o governante admitiu que “há um problema a ser resolvido”.
“Há problemas que têm de ser resolvidos e é por isso que eu cá estou para fazer evoluir a situação e a solução é integrada através deste novo modelo de gestão consular, utilizando novas ferramentas, mas também contratando novos funcionários”, concluiu.
Nesta primeira visita a terras gaulesas, Paulo Cafôfo esteve em Paris, Bordéus e Lyon onde visitou os consulados, encontrou-se com associações e figuras de destaque da comunidade portuguesa, mas também com autarcas e outros representantes das autoridades francesas.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024