Em
O Primeiro de Janeiro

15 Jun 2023, 0:00

205

SEF identifica 47 vítimas de tráfico humano no Grande Porto no caso da academia de futebol

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) sinalizou “47 vítimas de tráfico de pessoas, das quais 36 menores e 9 jovens adultos” no âmbito da operação “El Dourado”, coordenada pelo Ministério Público (MP).

A operação foi realizada no “dia 12 de junho, na zona do Grande Porto, para cumprimento de cinco mandados de busca judiciais”, tendo sido identificados “36 menores e 9 jovens adultos”, vítimas de tráfico de pessoas.

De acordo com o comunicado, “todos foram colocados sob proteção do Estado português. Os menores foram acolhidos em instituições da Segurança Social, por indicação da CPCJ e do Tribunal de Família e Menores de Vila Nova de Famalicão, nos termos do artigo 91.º da Lei de Proteção de Menores”.

Foram ainda “constituídos arguidos dois cidadãos portugueses e cinco sociedades. No total foram identificados 85 estrangeiros (entre adultos e menores)”.

Nas buscas foram apreendidos “passaportes e cartões de residência que não estavam na posse dos seus titulares”, refere o SEF.

Na operação “El Dourado” estiveram envolvidos 52 elementos do SEF, acompanhados de uma magistrada do MP.

No seio desta operação estará o recrutamento de jovens jogadores, que chegam a pagar 500 euros para serem colocados em pequenos clubes portugueses, mas não recebem salário, nem podem regressar ao país de origem porque lhes foram retirados os passaportes.

 

Esta quarta-feira, o presidente da BSports Academy, em Riba de Ave, apresentou a renúncia do cargo de presidente da mesa da assembleia geral da Liga Portugal.

Mário Costa vê-se envolvido na investigação do SEF, tendo a sua casa e a academia de futebol sido alvo de buscas por suspeitas de tráfico de seres humanos.

"No decurso da reunião de urgência convocada pelo presidente da LPFP, Pedro Proença, com os presidentes dos três órgãos sociais da instituição - Mesa da Assembleia Geral, Conselho Jurisdicional e Conselho Fiscal -, o Dr. Mário Costa informou da decisão de renunciar ao cargo de presidente da mesa da assembleia geral da Liga Portugal", escreveu a Liga Portugal.

Em carta enviada à Lusa, o seu advogado, Raul Soares da Veiga, confirmou a renúncia, considerando que "quando tudo estiver esclarecido e o processo for arquivado, Mário Costa voltará a colaborar com a Liga com o mesmo entusiasmo de sempre".

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024