Serralves recebe a primeira exposição individual de David Douard

O Museu de Serralves, no Porto, recebe a mostra de "O'Ti'Lulabies", a primeira exposição individual do artista francês David Douard em Portugal, que mostra esculturas e instalações em diversos meios, num trabalho entre o real e o sonho.
Esta exposição tem curadoria de Philippe Vergne e Filipa Loureiro.
Nesta exposição são exibidas esculturas, instalações, fragmentos de linguagem e registos de vídeo e som que dão continuidade a um projeto começado pelo artista em Paris, mas que evoluíram para este trabalho que chega agora a Portugal, e que dá por encerrada a série.
Aludindo a um tipo de melodia para crianças insones, simultaneamente esconde e revela, uma narrativa contagiosa, cujas características orgânicas e anárquicas foram meticulosamente compostas pelo artista. A sua linguagem contamina e corrompe superfícies semelhantes a uma peculiar espécie de tela: grades de metal, persianas verticais, janelas e divisórias constituem um convite à expressão. Com estes componentes, Douard joga com a sobreposição e transparência num leque de gradaações e camadas, dando uma materialidade fluida a conteúdos virtuais para revelar e expor uma essência que de outro modo permaneceria oculta.
Nesta fantasmagoria construída, em que os espectadores se veem submersos, Douard centra-se no potencial expressivo e metafórico das formas que hibridiza e coloca em movimento, construindo uma constelação reveladora e representativa de signos em que o protesto, a poesia e a discórdia formam o pano de fundo do seu trabalho.
A exposição integra o programa Projetos Contemporâneos, um eixo de programação do Museu de Serralves que combina uma variedade de meios e diversidade de formas de apresentação, desde exposições de uma única obra no Museu a projetos com vários momentos apresentados em diferentes períodos de tempo. É concebido como uma plataforma dinâmica e reativa para a apresentação da obra de alguns dos mais relevantes artistas contemporâneos ativos hoje em Portugal e no resto do mundo.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024
Há jazz sob as estrelas nos jardins do Palácio de Cristal
18/07/2024
Novos Tempos | A importância dos símbolos
18/07/2024
Exposição Visita-oficina orientada para os mais pequenos na Galeria Municipal
18/07/2024
Dois detidos pela prática ao crime de roubo contra o património
18/07/2024
Bilhetes para a Supertaça Cândido de Oliveira disponíveis esta quinta-feira
18/07/2024
Reabilitação de prédio em Campanhã para habitação acessível
17/07/2024
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024