Serviço de Informação e Segurança identifica jovens radicalizados no jihadismo em Portugal

As “secretas” portuguesas, ou seja, o Serviço de Informação e Segurança, identificou a existência de jovens portugueses que desenvolveram durante o confinamento processos de radicalização, com base em propaganda jihadista.
Segundo o ‘Público’, esta informação consta do no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) relativo a 2021, divulgado na quarta-feira, e no qual se constata que a pandemia impulsionou o consumo de propaganda jihadista a nível global.
“Em Portugal, esse fenómeno também se fez sentir, tendo sido sinalizados casos de jovens que, durante o período de confinamento, desenvolveram rápidos processos de radicalização online”, lê-se no documento citado pelo jornal.
Esse desenvolvimento, acrescenta, deu-se “através de propaganda jihadista e do alargamento da sua rede de contactos internacionais, realizado nas plataformas de comunicação/serviços e redes sociais”.
Contudo, o RASI ressalva que “o nível de ameaça em Portugal do terrorismo de matriz islamista não sofreu alterações no ano em análise”, ainda que persistam “fenómenos que continuam a merecer acompanhamento permanente, pelo potencial lesivo para a segurança interna”.
Neste sentido, as secretas alertam para os combatentes terroristas de nacionalidade portuguesa que se juntaram à luta jihadista no estrangeiro e para os seus familiares, sublinhando que “o seu eventual regresso a território nacional, ou europeu, poderá traduzir-se no aumento dos riscos associados ao terrorismo”. 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Reabilitação urbana das Ilhas na Lomba distinguida com menção honrosa
4/07/2025
Município garante igualdade de oportunidades e qualquer forma de discriminação
4/07/2025
Homem detido na freguesia de Campanhã por tentativa de homicídio
3/07/2025
Festival "Elétrico" regressa ao Parque da Pasteleira com três dias de som e arte
3/07/2025
Radares da PSP | Concelho do Porto | julho 2025
2/07/2025
Campanhã avança com primeiro grande projeto de habitação acessível
2/07/2025
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Rua de Costa Cabral com lombas redutoras para a segurança rodoviária
1/07/2025
Reabilitação urbana das Ilhas na Lomba distinguida com menção honrosa
4/07/2025
Município garante igualdade de oportunidades e qualquer forma de discriminação
4/07/2025