11 Aug 2022, 0:00
130
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil acusa a TAP de desperdiçar as receitas do verão com milhões de erros ao longo ano. Entre os principais problemas apontados pela estrutura está a contratação externa de serviços a várias companhias áreas, num valor superior a 200 milhões de euros.
O sindicato considera ainda um gasto desnecessário a mudança da sede da empresa do Aeroporto de Lisboa para o Parque das Nações.
O sindicato dos Pilotos da Aviação Civil acusou, esta quinta-feira, a gestão da TAP de “desperdiçar” as receitas do verão com “milhões de erros” cometidos ao longo do ano. Um deles é, segundo a estrutura sindical, o “gasto desnecessário com a mudança da sede da empresa do Aeroporto de Lisboa para o Parque das Nações. Um dos edifícios na mira da companhia aérea nacional tem uma renda anual de quase 4 milhões de euros.
“A TAP está numa situação económica difícil e vai mudar de instalações?” É a pergunta feita pelos pilotos, mas que ainda não teve resposta. Depois de a Comissão Europeia ter aprovado o plano de restruturação da companhia, que prevê a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, o sindicato diz que “não faz sentido” mudar de sede.
Tiago Faria Lopes, presidente da estrutura sindical recorda ainda que “o edifício da TAP está em manutenção há mais de 30 anos” e que, por isso, já foi investido muito dinheiro na sede, sendo a mudança mais uma forma de desperdiçar investimento. Apesar disso, em abril deste ano, a CEO da TAP comunicou aos trabalhadores que estava a “ponderar” mudá-los para novas instalações devido ao mau estado dos edifícios ocupados atualmente pela companhia, que careciam de obras no valor de quase 50 milhões de euros.