9 Aug 2022, 0:00
175
O Sindicato independente dos médicos representado por Hugo Cadavez, alertou. que o Hospital São João não tem os recursos mínimos nas escalas de obstetrícia. Tendo em conta esta situação, Hugo Cadavez revelou que para cobrir este problema a própria diretora do serviço entrou nas escalas para garantir ainda mais um médico ao serviço.
"Existem dois dias no mês de agosto onde a urgência de obstetrícia não tem equipa mínima", disse o Sindicato independente dos médicos ao Porto Canal.
Para além disso, esta rutura provoca algum "risco clínico não só para as utentes que ocorrem aquele serviço de urgência, mas também para os próprios médicos internos, visto que não estão numa fase de formação que lhes permita integrar uma equipa de urgência e substituir um médico especialista".
O Sindicato independente dos médicos voltou a frisar que "se nada for feito, este serviço poderá vir a encerrar nos próximos meses".
No entanto, Hugo Cadavez explicou ainda que "esta notícia da ausência de encerramento não signfica que os problemas estejam resolvidos". "Siginfica que os médicos se disponibilizaram para prestar muito acima daquilo que é o limite anual de horas extra".
Relativamente ao serviço de obstetrícia do Hospital de Braga, "a urgência em princípio não irá encerrar", mas salientou que não vai funcionar com o número mínimo de médicos necessários.