Sindicatos pedem mais investimento no Serviço Nacional de Saúde e mais médicos

Os sindicatos dos médicos defenderam, segunda-feira, mais investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a contratação de mais médicos, forma de resolver problemas como a falta de especialistas em urgências.

Depois de uma reunião com a ministra da Saúde, Marta Temido, na sequência do encerramento em vários hospitais das urgências de obstetrícia, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (Fnam), disseram que o problema no SNS não é pontual mas sim estrutural.
“Não me pareceu que a ministra estivesse tão ciente que isto não é um problema pontual, é um problema estrutural”, disse Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do SIM, após a reunião, acrescentando que a ministra “não tem a noção da gravidade da situação nos serviços de obstetrícia”, que se estende também à medicina interna, anestesiologia, e “um pouco por todo o SNS”.
“Em vez de investir no SNS estão a apostar em trabalho precário”, afirmou o responsável, referindo que da reunião os sindicatos esperavam respostas concretas em relação “à gravidade do problema, que não é de agora”.
Roque da Cunha declarou que "nunca se investiu tão pouco no SNS”, considerando que a reunião com Marta Temido valeu pelo facto de a ministra reconhecer que há um problema.
E esse problema, apontou, não tem a ver com folgas ou férias dos médicos, tem a ver com a falta de médicos nas escalas de serviço e é um problema não conjuntural, mas estrutural.
Noel Carrilho, presidente da Fnam, também disse que a necessidade de médicos no SNS “é perfeitamente evidente”, e lamentou que da reunião não tenha saído qualquer proposta por parte de Marta Temido.
“É preciso valorizar o profissional médico do SNS, o prestador de serviços é mais valorizado do que o profissional do SNS”, lamentou.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Proteção Civil do Porto alerta para risco elevado de cheias devido à depressão Leonardo
5/02/2026
Homem detido por tentativa de homicídio de agente da PSP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
5/02/2026
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026
Exploração do bar/cafetaria que servirá o Campo Prof. Joaquim Novais em consulta pública
3/02/2026
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Proteção Civil do Porto alerta para risco elevado de cheias devido à depressão Leonardo
5/02/2026
Homem detido por tentativa de homicídio de agente da PSP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
5/02/2026