23 Feb 2024, 0:00
913
Nos terrenos da antiga Central Termoeléctrica do Freixo – pertenceram à EDP até 2018 –, localizada nas margens do rio Douro, no Porto, vai nascer um megaprojeto imobiliário com “forte componente residencial”. O empreendimento de uso misto, que será desenvolvido pela empresa Ginkgo Advisor, contempla edifícios para habitação, uma residência para idosos e edifícios de escritórios e empresas.
Plantados à beira-rio, os terrenos da antiga Central Termoeléctrica do Freixo vão ser totalmente transformados. As parcelas na margem do Douro foram compradas pelo consórcio franco-suíço Ginkgo Advisor, que investe na regeneração de zonas industriais abandonadas e contaminadas. O projeto, assinado pelo Pritzker Eduardo Souto de Moura, vai fazer nascer cerca de 500 novos fogos até 2026 e criar uma nova centralidade em Campanhã, avança o Porto Canal Canal.
Foi em agosto de 2021 que a empresa anunciou a chegada a Portugal, com a aquisição destes terrenos, sublinhando que este seria o seu segundo investimento na Península Ibérica, depois de Málaga. Na altura, o Jornal Idealista, indicava que “após uma completa descontaminação do local”, seria proposto um projeto residencial “com o objetivo de dar um toque contemporâneo a locais com forte valor histórico e simbólico”.