4 Nov 2025, 8:31
1103
Na sequência da impugnação administrativa apresentada por um concorrente, que levou à anulação da adjudicação à empresa UBSI Europa, a STCP voltou a lançar, esta segunda-feira, o concurso público internacional para a aquisição de 50 autocarros articulados, movidos a gás natural ou biometano, com a possibilidade de aquisição opcional de mais 10 veículos.
O novo concurso mantém inalterado o preço base de 25,8 milhões de euros, assim como o prazo de entrega, previsto para entre o final de 2026 e o primeiro trimestre de 2027. Este concurso contempla ainda a opção de aquisição adicional de mais 10 autocarros, da mesma tipologia e nas mesmas condições contratuais que vierem a ser adjudicadas.
Mantém-se o mesmo objetivo estratégico: eliminar progressivamente os autocarros com motor a combustão e substituir autocarros a gás natural cujos reservatórios se aproximam do limite de vida útil.
As novas viaturas, que totalizam um investimento de 25,8 milhões de euros, vêm substituir os atuais 49 autocarros articulados que se encontram em fim de vida útil, permitindo à STCP continuar a prestar um serviço público mais eficiente, sustentável e economicamente responsável.
A chegada dos 50 novos autocarros da STCP — veículos de 18 metros — está prevista ocorrer faseadamente entre final de 2026 e o primeiro trimestre de 2027. Após a entrega do último veículo, a STCP terá um prazo de um ano para decidir sobre a aquisição de mais 10.
Os anúncios dos procedimentos foram publicados no Jornal Oficial da União Europeia, no Diário da República, seguindo-se a publicação na Plataforma Vortal.
Fonte: CM Porto
Foto: portugal.gov.pt