STOP a caminho de classificação municipal

"A proteção e valorização do Centro Comercial STOP, no seu todo, configura um interesse municipal relevante por representar um valor cultural de significado predominante para o Município do Porto". Por isso, a Câmara do Porto já deu início ao processo de classificação do espaço como imóvel de interesse municipal.

A proposta, assinada pelo presidente da Câmara, já havia reunido a unanimidade em reunião de Executivo, alicerçada, igualmente, no "carácter único do caso do CCSTOP e do seu nicho criativo de músicos, traduzindo uma simbiose que se edifica na resiliência conceptual e formal da sua arquitetura e da modernidade da atividade criativa musical que acolhe".

À vontade do Município juntou-se a "urgência social da salvaguarda da modernidade" do espaço, "uma memória em construção".

“O relacionamento simbiótico que o artefacto arquitetónico do CCSTOP estabelece com o nicho de produção criativa dos músicos relembra o conceito de cidade líquida de Paulo Cunha e Silva, aqui aplicado à urbanidade deste centro comercial, onde o desenraizamento, o consumismo e a falta de identidade deram lugar à criatividade, ao único, à identidade feita de retalhos que se vinculam em si mesmos e na sua confluência, num processo e projeto contínuos de modernidade", sublinhava a proposta.

Durante a discussão em Executivo, Rui Moreira lembrava como "a autarquia tentou várias opções, inclusive junto do Governo para que o Município pudesse intervir nos centros comerciais devolutos ou mesmo pagar as obras", mas são os "próprios músicos que não querem intervenção da nossa parte".

Convertido em centro comercial na década de 70 do século XX, transformando-se num "equipamento urbano da moda, que acompanhava o despertar sociocultural nacional da sociedade consumidora", o espaço começou por ser uma garagem.

Na década de 90, foi a música a apropriar-se do STOP, instalando ali um "nicho cultural criativo", com as lojas a funcionar como local de ensaio para dezenas de músicos da cidade.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024