Em
O Primeiro de Janeiro

4 Apr 2023, 0:00

146

Técnicos de emergência pré-hospitalar em greve às horas extra a partir de dia 17

A greve abrange todos os técnicos de emergência pré-hospitalar integrados na carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Os técnicos de emergência pré-hospitalar começam no dia 17 uma greve ao trabalho extraordinário por tempo indeterminado, alegando que lhes continuam a ser retiradas horas efetivas de trabalho e suprimidos direitos laborais.

No pré-aviso de greve a que a Lusa teve acesso, o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) informa que, uma vez que a greve abrange apenas as horas extraordinárias, não considera haver lugar a serviços mínimos, pois "todo o trabalho urgente e emergente, em horário normal de trabalho continuará a ser garantido em todos os turnos".

O sindicato garante também que quaisquer "ocorrências multivítimas" ou catástrofes naturais ou outras que possam vir a ocorrer estão excluídas deste pré-aviso, uma vez que, nestas situações, "os trabalhadores estarão sempre disponíveis para acorrer às necessidades que se imponham" e prestarão o trabalho suplementar necessário.

A greve às horas extra arranca às 00h00 de dia 17, por tempo indeterminado, e abrange todos os técnicos de emergência pré-hospitalar integrados na carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e inclui todos os eventos programados que este instituto se proponha assegurar, "para lá daquilo que é a sua atividade normal e legalmente exigível".

No pré-aviso, o STEPH lembra que continuam a ser subtraídas horas efetivas de trabalho a estes técnicos, "causando saldos de horas negativas que de forma alguma são reais".

"Estas ilegalidades levaram já a diversas queixas ao Ministério da Saúde bem como à Inspeção Geral das Atividades em Saúde sem que, até ao momento, sejam conhecidas quaisquer diligências", acrescenta.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Reabilitação urbana das Ilhas na Lomba distinguida com menção honrosa
4/07/2025
Município garante igualdade de oportunidades e qualquer forma de discriminação
4/07/2025
Homem detido na freguesia de Campanhã por tentativa de homicídio
3/07/2025
Festival "Elétrico" regressa ao Parque da Pasteleira com três dias de som e arte
3/07/2025
Radares da PSP | Concelho do Porto | julho 2025
2/07/2025
Campanhã avança com primeiro grande projeto de habitação acessível
2/07/2025
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Rua de Costa Cabral com lombas redutoras para a segurança rodoviária
1/07/2025
Reabilitação urbana das Ilhas na Lomba distinguida com menção honrosa
4/07/2025
Município garante igualdade de oportunidades e qualquer forma de discriminação
4/07/2025