20 Jan 2022, 0:00
209
As visitas ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e ao renascido Titan estão novamente disponíveis. "Até ao final do mês de janeiro, a APDL convida toda a comunidade a visitar gratuitamente o Titan do Porto de Leixões", lê-se na sua página oficial.
Recorde-se que o Titan, marca do património industrial português e mundial, pelas características únicas, o "colossal" e recuperado guindaste Titan, utilizado na construção do Porto de Leixões, em Matosinhos, no século XIX.
O Titan, no lado sul do Porto de Leixões, surge com muitas das suas peças originais, sobretudo os componentes mecânicos, sendo agora possível a sua visita ao longo dos quase 69 metros de comprimento e 17 metros de altura.
Recorde-se que o Titan de Leixões é um grande guindaste de ferro, único em todo o mundo, que tinha a capacidade de levantamento de 50 toneladas de pedra e que permitiu a construção daquele que é um dos maiores portos da Península Ibérica e o maior porto artificial do país.
O projeto de restauração, orçado em cerca de dois milhões de euros, foi coordenado, cientificamente, pelo historiador Joel Cleto e executado pela empresa Macwide.
Na mesma nota, a entidade indica que as visitas decorrem todas as sextas-feiras, sábados e domingos, entre as 10h00 e as 17h00, à exceção da hora de almoço (13h00). As visitas “são realizadas por ordem de chegada.
Por sua vez, o Terminal de Cruzeiros de Leixões abre ao público todos os domingos, no período matinal, entre as 09h30 e as 12h00. As visitas guiadas iniciam, por sua vez, às 10h15 e repetem às 11h15 e 12h15.