18 Nov 2022, 0:00
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Os autocarros de diversas empresas de transportes regressaram em força à Via FC Porto e ocupam várias posições entre a estação de metro do Estádio do Dragão e o Dragão Arena.
Na manhã desta sexta-feira, chegaram a estar parados naquele espaço treze veículos pesados em simultâneo, parte deles estacionados em segunda fila.
A inauguração, em julho, do Terminal Intermodal de Campanhã era esperada como uma “revolução” no sistema de transportes públicos da cidade do Porto e deveria ter tido como consequência o alívio da concentração de autocarros noutras zonas da cidade.
Rui Moreira chegou mesmo a garantir que nada ficaria como antes. “Desenganem-se aqueles que acham que a circulação de veículos pesados de passageiros no Porto vai continuar igual”, afirmou o autarca na inauguração do TIC.
No caso das imediações do Estádio do Dragão, chegaram a ser suprimidas ligações e retirada a maioria das paragens de autocarro, entretanto repostas nas últimas semanas. Utilizadores e automobilistas ouvidos pelo Porto Canal queixaram-se dos efeitos da concentração de veículos pesados naquele que é já considerado um terminal improvisado. Também a supressão de lugares de estacionamento para a instalação do terminal é motivo de queixas.
Em outubro, operadoras privadas de transportes manifestaram rejeição face ao novo terminal de Campanhã. Ao Porto Canal, fonte da administração da Gondomarense defendeu que o TIR “não tem um perfil para carreiras urbanas.”
Com o encerramento do Terminal do Campo 24 de Agosto, previsto para a próxima terça-feira, toda a operação da Transdev/Rede Expressos deverá ser transferida para o Terminal Intermodal de Campanhã. Quanto às paragens da Rua Justino Teixeira e do Dragão, até ao momento, não está em cima da mesa qualquer alteração.