21 Feb 2024, 0:00
132
Os portuenses, trabalhadores e moradores da zona industrial no Porto, estão contra o estacionamento pago em três ruas que pode começar ainda durante este mês de fevereiro. Na Avenida Fontes Pereira de Melo e nas ruas Manuel Pinto de Azevedo e Eng. Ferreira Dias foram já formalizados 512 novos lugares de estacionamento pago, ainda que estes não estejam já a ser cobrados, avança o Porto Canal.
Os parquímetros já foram instalados e vai ser cobrada a tarifa mais baixa. Uma hora custará 0,40€ e um dia completo (10 horas) 2,40€.
Segundo o mesmo órgão de informação, o objetivo da Câmara Municipal do Porto é desincentivar o uso do transporte individual e fomentar o uso de modos suaves e transportes públicos. Para Pedro Baganha, vereador da autarquia, o município não pode ter um discurso em que afirma que um dos problemas da mobilidade da cidade é o excesso de utilização do automóvel privado em detrimento do transporte coletivo público e depois em “zonas tão bem servidas” como a zona industrial – com linhas de autocarro e metro – a promoção de transporte coletivo não ser feita.
Junto às ruas em questão localizam-se as estações do Metro do Porto de Ramalde e do Viso, com os autocarros 201 e 503 da STCP a fazerem a ligação à zona industrial.
O 201 viaja entre os Aliados e o Viso, com frequências que variam entre os 10 e 20 minutos durante o dia. Já o 503 liga o Bom Sucesso a Gatões, mas só passa, na melhor das hipóteses, de meia em meia hora.