29 Jul 2024, 8:00
247
Os portugueses vão disputar 15 modalidades: atletismo, canoagem, breaking, ciclismo, equestre, ginástica, judo, natação, skate, surf, ténis, ténis de mesa, tiro com armas de caça, triatlo e vela. Desta lista fazem parte três atletas apoiados pela Câmara do Porto, através do Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo.
Mafalda Pires de Lima tem 26 anos e participa pela primeira vez numas Olimpíadas. A velejadora do Clube Vela Atlântico compete na prova de fórmula Kite, uma competição marcada para o dia 5 de agosto.
A nadadora Angélica André, de 29 anos, atleta do Futebol Clube do Porto, compete na prova de águas abertas (a 8 de agosto). A atleta portuense, apoiada pelo Município, já participou nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, onde conquistou o 17.º lugar na maratona de 10 quilómetros.
Na vela, Diogo Costa, de 26 anos, participa na prova 470 mistos, marcada para 2 de agosto. O velejador, apoiado pelo Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo, já participou também nas Olimpíadas Tóquio 2020.
Breaking em estreia olímpica
Paris'2024 conta com a estreia do breaking como modalidade olímpica e Portugal está representado por Vanessa Marina. A atleta do Porto Breaking Club vai participar na prova B-girls, no dia 9 de agosto.
Natural de Leiria, Vanessa Marina conta com o apoio de Max Oliveira, membro do grupo de breaking Momentum Crew e organizador da The World Battle, na cidade do Porto, competição que, em 2023, serviu de etapa de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris e que já tem data para 2024.
O breaking faz parte das modalidades abrangidas pelo programa municipal “Desporto no Bairro”, que tem como objetivo levar quatro modalidades olímpicas a jovens mais carenciados da cidade do Porto.
Na história dos Jogos Olímpicos, Portugal já conquistou 28 medalhas (cinco de ouro, todas no atletismo, nove de prata e 14 de bronze). A prova termina a 11 de agosto.