Três portugueses morreram em bombardeamento no sul de Gaza

Três cidadãos nacionais morreram, esta quarta-feira, na "sequência de um bombardemento (...) no sul de Gaza", revela o ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em comunicado de imprensa, lamentando "profundamente" o sucedido. 

O Governo português lamenta profundamente a morte de três cidadãos nacionais na sequência de um bombardeamento hoje no sul de Gaza. Estes nacionais, assim como outros dois palestinianos que morreram no mesmo bombardeamento, aguardavam a retirada por indicação de Portugal, revela a nota da presidência

Entretanto, esta noite, as autoridades egípcias, em articulação com as autoridades israelitas, autorizaram a saída de Gaza para 10 cidadãos sinalizados por Portugal para a retirada daquele território – dois dos quais luso-palestinianos. 

 A saída deverá decorrer, sob coordenação das autoridades locais, através da passagem de Rafah, nas próximas horas, a qual estará aberta para a retirada de cidadãos estrangeiros de Gaza para o Egito. 

As Embaixadas de Portugal no Cairo e em Telavive, bem como a representação diplomática de Portugal em Ramallah e o Gabinete de Emergência Consular em Lisboa, estão em contacto com este grupo de cidadãos, bem como com as respetivas autoridades locais para concretizar a saída em segurança.

O repatriamento dos cidadãos deste grupo que venham a sair, amanhã e em dias seguintes, a partir do Egito ficará a cargo do Estado Português, estando assegurados alojamento e transporte para território nacional.

Também o Presidente da República, em nota oficial, comunica que lamenta a morte de cinco civis num bombardeamento hoje no sul de Gaza, entre os quais três de nacionalidade portuguesa, e expressa a sua mais sentida solidariedade às famílias, bem como a todas as vítimas deste conflito.

O Presidente da República espera que, nos próximos dias, seja possível a saída de Gaza para o Egipto de um grupo de cidadãos luso-palestinianos.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP | Concelho do Porto | julho 2025
2/07/2025
Campanhã avança com primeiro grande projeto de habitação acessível
2/07/2025
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Rua de Costa Cabral com lombas redutoras para a segurança rodoviária
1/07/2025
Portugal Fashion regressa ao Museu do Carro Elétrico para comemorar o 30º aniversário
1/07/2025
Miguel Corte-Real anuncia a sua candidatura à Câmara do Porto
30/06/2025
Volta a Portugal Feminina parte do Porto dia 2 de julho
30/06/2025
Voluntariado: fermento de um mundo novo
27/06/2025
Radares da PSP | Concelho do Porto | julho 2025
2/07/2025
Campanhã avança com primeiro grande projeto de habitação acessível
2/07/2025