24 Apr 2024, 10:11
136
A Área Metropolitana do Porto (AMP) recebeu parecer favorável para constituir a sociedade da empresa metropolitana de transporte e mobilidade – Transportes Metropolitanos do Porto, anunciou a AMP em comunicado enviado às redações.
"O presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vitor Rodrigues, já comunicou a todos os presidentes dos municípios da Área Metropolitana do Porto a decisão do Tribunal de Contas, que após análise da documentação, emitiu parecer favorável à empresa que será responsável pela gestão da mobilidade da AMP", indicou aquela entidade, em comunicado. Refere ainda que a aprovação "é resultado do compromisso de melhoria contínua da mobilidade da AMP, um pilar fundamental no desenvolvimento económico e social do território, assim como de uma maior eficiência e transparência na administração dos recursos públicos destinados à mobilidade da região".
A Transportes Metropolitanos do Porto deverá integrar 60 trabalhadores, dos quais três administradores. O estudo económico-financeiro estima que a empresa tenha 66 milhões de euros de receitas em 2024 (dos quais 33,8 milhões de bilhética e 23,1 milhões de subsídios à exploração). O valor deverá subir para 74,9 milhões em 2028 (39,7 milhões de bilhética e 24,4 milhões de subsídios), avança o CM.
A nova entidade será responsável pela gestão da nova rede metropolitana, a UNIR, entre outras tarefas. Segundo a mesma nota, os presidentes de todos os municípios que integram a AMP já foram informados da decisão do Tribunal de Contas, pelo próprio presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues.
“Esta aprovação é resultado do compromisso de melhoria contínua da mobilidade da AMP, um pilar fundamental no desenvolvimento económico e social do território, assim como de uma maior eficiência e transparência na administração dos recursos públicos destinados à mobilidade da região”, pode ler-se no documento.