26 Sep 2024, 9:00
679
O túnel de ligação ao Jardim do Carregal ficou concluído, continuando a evoluir a escavação do túnel em direção à Casa da Música.
A Praça da Galiza é uma das áreas abrangidas pela Linha Rosa (que irá ligar a Praça da Liberdade à Casa da Música), através da construção de uma estação de Metro. O projeto, da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura.
A estação em si obedece ao método construtivo “cut and cover” (frequentemente utilizado na construção de estruturas subterrâneas) e será composta por dois níveis: o mezanino e o cais. Além disto, tem ainda quatro saídas para a superfície e elevadores que vão ligar a superfície ao cais. A sua localização fica, em concreto, no início da Rua do Campo Alegre, servindo assim as escolas Gomes Teixeira e Infante D. Henrique, bem como as faculdades de Letras, de Arquitetura e de Ciências. Ao mesmo tempo, é uma referência de mobilidade para o Centro Materno Infantil, para os Jardins do Palácio de Cristal e para o Arena Rosa Mota.
Refira-se que todos os jardins e áreas verdes atualmente existentes na Praça da Galiza e imediações, como é o caso do Jardim de Sophia, serão integralmente repostos, valorizados e renovados, passando a estar de novo ao dispor e ao usufruto dos portuenses.
Graças a esta obra, inserida no plano de expansão da rede do Metro do Porto, será possível verificar-se uma diminuição do tráfego automóvel naquela que é, por norma, uma das zonas da cidade de maior intensidade de trânsito. Algo que irá proporcionar uma maior qualidade de vida aos cidadãos.
Com um custo total que ascende aos 304,7 milhões de euros, o projeto da Linha Rosa é financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental.
Foto: Metro do Porto